Matérias

Educandos, o dia seguinte: prefeitura anuncia decreto de calamidade pública e atendimento às vítimas continua nesta terça-feira

O prefeito Arthur Virgílio Neto e a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, estiveram, ainda na noite dessa segunda-feira (17/12), e primeiras horas desta terça-feira (18/12), na área atingida pelo incêndio de grandes proporções, que destruiu, segundo os primeiros números, ainda não oficiais, mais de 500 moradias de madeira, na rua Nova, beco São Francisco, no Educandos, zona Sul da capital.

Desde o início do sinistro, equipes de órgãos da Prefeitura e Governo do Estado se fizeram presentes no local, prestando assistências às cerca de 2 mil pessoas afetadas.

O prefeito Arthur Neto confirmou a assinatura do Decreto de Calamidade Pública.

“Irei assinar um decreto de calamidade pública, para comprar com agilidade, sem a necessidade do burocrático processo de licitação, tudo o que for necessário, neste momento para ajudar estas famílias que perderam o pouco que tinham neste incêndio”, disse o prefeito.

Arthur destacou o pronto-atendimento das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Defesa Civil Municipal, Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manautrans), Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e Fundo Manaus Solidária, que se deslocaram para o local do incêndio prestando o devido auxílio às vítimas e famílias desabrigadas pelo incêndio.

Apesar do auxílio que será realizado pela Prefeitura, Arthur destacou que todas as doações que forem feitas às famílias desabrigadas serão aceitas. “O que for possível e estiver dentro das nossas forças, será feito para mitigar o sofrimento dessas pessoas”, salientou o prefeito, que também destacou o empenho das equipes da Semasc, em realizar o cadastro social das vítimas.

Pelo menos 500 famílias, conforme os dados apurados pela área técnica de assistência social da Prefeitura de Manaus, ficaram desabrigadas pelo incêndio. O cadastro estava previsto para ocorrer ao longo da madrugada e manhã desta terça-feira.

A primeira-dama fez um apelo para que a sociedade se mobilize neste momento, para ajudar as famílias desabrigadas pelo sinistro. “A missão do Fundo Manaus Solidária é justamente essa. Nós estamos aqui prontos para receber doações de roupas, de sapatos, remédios, colchões. Tudo é muito bem-vindo numa situação como essa”, salientou Elisabeth.

Governo do Estado

Pelo Governo do Estado, várias escolas estaduais, como Antonio Lucena Bittencourt(na Av. Adalberto Valle), Professora Diana Pinheiro (na Av. Presidente Kennedy), Gilberto Mestrinho (ao lado do PAC, na Av. Leopoldo Peres) e Estelita Tapajós (no bairro de Educandos), foram colocadas como pontos de abrigos para as vitimas do incêndio e local de recepção de donativos.

 

Assistência Social 

A secretária da área social do Governo do Estado, Mônica Melo, juntamente com a prefeitura, estão fazendo um pré-cadastro para identificar as famílias atingidas pela tragédia, que deverão ter acesso ao aluguel social e ter restituídos alguns bens materiais perdidos.

Na zona Oeste, um dos locais oferecidos para abrigos das famílias atingidas – a Vila olímpica – está tomada pelo mato, lixo e muito ratos.

SOS Educandos


A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Amazonas (OAB-AM) convidou os membros da entidade a a prestar solidariedade às vítimas do incêndio, por meio da doação de alimentos, roupas, agasalhos, fraldas, água, calçados, utensílios entre outros itens devem ser entregues na sede da OAB-AM.

Bemol

A unidade das lojas Bemol em Educandos abriu as portas pela manhã e doou todo o seu estoque de colchões, colchonetes, jogos de cama, mesa e banho às famílias afetadas pelo incêndio.

Confira vídeo:

Bombeiros

Durante o incêndio, o Corpo de Bombeiros deflagrou um plano emergencial de contingência e acionou efetivo que estava de folga e caminhões de combate a incêndio de Iranduba e Rio Preto da Eva para atuar no controle do sinistro. Segundo a Corporação, ao todo, 14 caminhões de combate atuaram no incêndio.

Todos os oito postos operacionais do Corpo de Bombeiros do Amazonas, em Manaus, atuaram no combate às chamas. Segundo o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Josemar Santos, todo o poder operacional foi utilizado.

“A gente deu uma resposta rápida e chegamos ao local cerca de cinco minutos após o acionamento. Pela gravidade, estamos empregando todo o nosso poder operacional. São mais de 100 bombeiros”, disse.

O acesso ao local é difícil e há grande quantidade de carros estacionados, o que também atrapalha o desenrolar da ação. “A dificuldade grande é o acesso difícil. Haviam muitos carros estacionados, de um lado e de outro, o que dificulta a manobra das nossas viaturas, que são grandes. Essa foi uma grande dificuldade, inclusive para reabastecer”.

De acordo com o subcomandante, informações da Defesa Civil municipal confirmam que centenas de famílias desabrigadas. “Em princípio não temos informações de óbitos. Mas a Defesa Civil Municipal informou que em torno de 600 moradias foram atingidas”.

O secretário da Segurança Pública, coronel Amadeu Soares, esteve no local acompanhando o trabalho dos Bombeiros.

Sobre o caso – Conforme o CBM-AM, o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta de 20h34 e cerca de cinco minutos depois a primeira viatura chegou ao local para o atendimento. Os reforços chegaram em seguida. Além do efetivo de plantão, oficiais que estavam fora de serviço foram acionados. Só na primeira hora do combate, a estimativa é que cerca de 100 mil litros de água tenham sido empregados.

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) informou que registrou nos serviços de emergência o atendimento de algumas vítimas do incêndio no bairro Educandos, todas com sintomas de intoxicação por inalação de fumaça. Nenhuma delas em estado grave.A Susam ressalta que as equipes de plantão nos prontos-socorros e Serviços de Pronto Atendimento ( SPAs) assim como as ambulâncias do serviço de remoção da capital  foram mobilizados  para prestar toda a assistência necessária às vítimas.

Além do Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Polícia Civil também estiveram na área acompanhando o caso. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) montou o gabinete de gestão de crise, com representantes de órgãos estaduais, municipais e federais para auxiliar nas ações emergenciais interagências.

A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) colocou três escolas à disposição para receber as famílias desabrigadas. As escolas estaduais Estelita Tapajós, Diana Pinheiro e o Ceti Gilberto Mestrinho. A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) também disponibilizará o hotel da Vila Olímpica.

Governo do Estado

O governo do Estado divulgou Nota sobre o incêndio:

Nota Oficial

O Governo do Estado do Amazonas se solidariza com as famílias que tiveram suas casas atingidas pelo incêndio na noite desta segunda-feira no bairro de Educandos. Todos os postos operacionais do Corpo de Bombeiros, agentes da Secretaria de Segurança, Polícias Civil e Militar, da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social estão no local prestando atendimento às vítimas dessa tragédia que deixa a todos entristecidos e com sentimento de pesar. Não mediremos esforços para amenizar o sofrimento de tantas famílias. O trabalho continuará ininterrupto até que tudo esteja sob controle e as famílias abrigadas.

Governo do Amazonas

Solidariedade

Várias entidades, órgãos e pessoas de toda a capital se colocaram à disposição para receber doações para as vítimas do incêndio.

A Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social(Aades), por meio da Chefia de Comunicação Social, pedie doações para as vítimas.

Quem puder ajudar, deve deixar a sua doação na sede da Aades, localizada na Rua Major Gabriel, 1721, Praça 14, que está recebendo roupas, calçados, alimentos e o que for preciso para ajudar.

Brasília

Em Brasília, o senador Omar Aziz (PSD) anunciou que acertou uma reunião da bancada do Amazonas para tratar sobre o problema e que vai levar as demandas das famílias ao presidente em exercício, o deputado Rodrigo Maia, pela reconstrução das residências destruídas.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links