Matérias

Dia Mundial da Água alerta sobre proteção às nascentes do Igarapé do Mindu

Com uma série de atividades que visam levantar a bandeira da proteção às nascentes do Igarapé do Mindu e suas margens ao longo do percurso, a Prefeitura de Manaus comemora, nesta quarta-feira (22/3), o Dia Mundial da Água. A partir das 9h, os moradores das comunidades do entorno participam da programação, no Parque Municipal Nascentes do Mindu, administrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), onde estão abrigadas as três nascentes do igarapé.

Após os limites da unidade, o curso d’água começa a sofrer com a ação do homem e, para dimensionar esse impacto, foi iniciada uma mobilização junto aos comunitários cujo resultado será mostrado no dia 22, na sede do Parque Nascentes do Mindu. A programação contará com exposições de trabalhos feitos por alunos das escolas municipais Álvaro Botelho Maia e Raul Veiga, no entorno do Parque Nascentes. O tema a ser trabalhado em cartazes e apresentações musicais é o “Processo de tratamento da água e sua importância”.

Ao longo das últimas semanas, os alunos e professores das escolas realizaram jornadas de educação ambiental onde discutiram sobre o tema e as apresentações a serem feitas em comemoração à data. Além da exposição, os estudantes participarão de trilhas interpretativas guiadas por acadêmicos de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Haverá também jogos ambientais e atividades lúdicas com a equipe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, pintura facial, distribuição de mudas e apresentação dos Garis da Alegria.

“Desenvolvemos diversas atividades com a finalidade de chamar a atenção e promover a sensibilização da população para a necessidade de preservação de nossos recursos. O parque é um local de beleza natural privilegiada, aberto à população e que merece ser conhecido pela importância para a cidade por abrigar as nascentes de um dos principais igarapés da cidade, o do Mindu”, disse o secretário da Semmas, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, enfatizando que o Dia Mundial da Água é parte das comemorações do município dentro dentro da Semana da Árvore e da Água.

O parque também comemora 11 anos de criação, completados na última sexta-feira, 17/3. Como parte das comemorações, será realizado o terceiro abraço simbólico às nascentes e o corte do bolo com direito a “Parabéns”. A iniciativa conta com apoio da Manaus Ambiental, que estará presente ao evento com um Espaço Kid, oferecendo pinturas de desenhos, jogos e sorteio de brindes, tudo com a temática relacionada ao tratamento de água.

Após a programação, as escolas e os comunitários estarão engajados em favor da recuperação das margens do Igarapé do Mindu, no trecho inicial do seu trajeto, próximo da área do parque, na Cidade de Deus. O trabalho será desenvolvido em parceria pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Limpeza Urbana (Semulsp), Educação (Semed)/Ocas do  Conhecimento Ambiental e Conselho Consultivo do Parque Nascentes do Mindu. As ações serão contínuas, começando a partir de abril.

Segundo o secretário Antonio Nelson, o parque tem importância fundamental para a preservação das nascentes do Igarapé do Mindu.  “O igarapé logo que sai do perímetro do parque sofre diversos impactos com a presença populacional, daí a necessidade de um diagnóstico da situação para possíveis intervenções”, explicou ele.

Ao longo do ano, serão desenvolvidas atividades de recuperação das margens a partir do diagnóstico ambiental desenvolvido pelos órgãos parceiros junto com a comunidade. “Dessa forma, acreditamos que podemos mudar a realidade local da comunidade com a efetiva participação de todos no processo de melhoria ambiental do igarapé”, afirmou o diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links