Workshop internacional vai debater estudos sobre vírus que causam doenças, na região amazônica

17/04/13 – Ampliar os estudos no campo dos vírus causadores de doenças infectoparasitárias e tropicais típicas da região Amazônica, como dengue e febre amarela, além de outras patologias como hepatites, HIV, dentre outras, e incentivar o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa no Amazonas, na área de virologia, a partir de metodologias modernas e com a cooperação técnica de pesquisadores nacionais e internacionais.

É o objetivo do I Workshop Internacional em Virologia, que acontece nos dias 25 e 26 de abril, na sede da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Veira Dourado (FMT-HVD), órgão do Governo do Amazonas, localizado na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona Oeste de Manaus.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Wilson Alecrim, o evento, que conta com apoio do Ministério da Saúde, é voltado para pesquisadores, profissionais da saúde, e alunos de pós-graduação que atuam na área de virologia ou que tenham projetos de pesquisa nesse segmento. As inscrições são gratuitas. Para participar, os interessados devem enviar a solicitação para o e-mail [email protected], contendo dados pessoais: nome completo, instituição ao qual está vinculado, e-mail e telefones para contato. O candidato à participação deverá receber a confirmação até sexta-feira, dia 19.

A diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim, destaca que o evento representa uma oportunidade de pesquisadores de fora do Estado conhecerem a infraestrutura de pesquisa da instituição, assim como os estudos que são prioritários para a região, na área de investigação dos vírus. “As pesquisas desenvolvidas na FMT-HVD têm o propósito de gerar expertise e conhecimento científico, que possam ser aplicados na assistência médica, aprimorando o diagnóstico e o tratamento dos pacientes, em curto, médio e longo prazos”, frisou.

De acordo com a gerente de Virologia da FMT-HVD, Márcia Castilho, atualmente, a instituição conta com dois grupos que desenvolvem pesquisas nessa área. Os estudos desenvolvidos incluem hepatites virais, HIV, arboviroses (vírus transmitidos por artrópodes, como o mosquito da dengue e da febre amarela) e roboviroses (transmitidas pelas fezes de roedores), entre outras patologias. “O evento também lançará um olhar bastante cuidadoso sobre os aspectos ambientais que influenciam na disseminação desses vírus, aqui na região, como é o caso dos desmatamentos, que aproximam as pessoas do habitat em que os vírus estão presentes”, destacou.

O workshop contará com palestras de pesquisadores brasileiros da Universidade de São Paulo, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto Evandro Chagas, além de pesquisadores locais. Contará, também, com a presença de pesquisadores da Faculdade de Farmácia de Montpellier, na França; e da Universidade de Helsinki, na Finlândia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *