Wilson Lima toma posse no governo do Amazonas

O jornalista Wilson Lima tomou posse na última cerimônia da bateria de troca das administrações estaduais no dia de hoje (1º). O evento ocorreu o Teatro Amazonas, tradicional cartão postal da cidade. Também tomou posse seu vice, Carlos Almeida Filho (PRTB).Lima (PSC) se apresentou como alternativa “independente” nas eleições de 2018. Com esse discurso, derrotou nomes tradicionais do estado, como o governador Amazonino Mendes (PDT), seu adversário no 2º turno, e o ex-governador Omar Aziz (PSD). O social-cristão obteve 58,5% dos votos dos amazonenses. Além de Wilson Witzel no Rio de Janeiro, Lima foi um dos dois governadores eleitos pelo PSC.

Após o juramento de respeito à Constituição e leitura do termo de posse, o novo governador e vice falaram às autoridades presentes. Lima fez um discurso enfatizando a todo momento o foco nos cidadãos do estado. Simbolizou essa linha ao informar que não colocará foto sua nas repartições públicas, mas de amazonenses “comuns”.

Economia

Outro ponto de sua fala foi o desenvolvimento econômico da região. Segundo ele, a administração será baseada em três eixos: gestão eficiente e responsável, desenvolvimento empreendedor e um estado “com qualidade de vida”.

Na organização da máquina pública, o novo titular anunciou que pretende realizar reformas para promover eficiência na gestão e assegurar processos de monitoramento e avaliação de políticas públicas.

“Vamos fazer reforma na administração estadual para assegurar eficiência na gestão, vamos implantar o monitoramento e avaliação de políticas para garantir que o estado invista somente naquilo que dê retorno positivo e gere benefícios ao cidadão”, prometeu o governador.

Lima disse que, junto à sua equipe de governo, já tomou conhecimento da situação do estado. “Após avaliação do atual cenário, leitura e interpretação de números e dados, planejamos a estruturação da administração estadual baseada em três grandes eixos: gestão eficiente e responsável, desenvolvimento empreendedor e sustentável e o Amazonas com qualidade de vida”, disse.

A biodiversidade do estado também foi tratada por Wilson Lima. “Vamos lutar para fazer da cobertura vegetal um ativo e que a floresta seja percebida como atrativo de valores, e não como empecilho”. Lima destacou que é preciso estimular os setores com potencial econômico do estado, como o caso da floresta.

Por fim, assim como nas posses de outros governadores, a nova autoridade máxima amazonense fez um chamado ao diálogo entre outros Poderes, como Assembleia Legislativa e órgãos do Judiciário, assim como outras partes do setor público do estado, como prefeitos e vereadores, para superar os desafios do estado.

O novo governador disse, ainda, que após receber o relatório da equipe de transição, é que pode perceber que “o problema é bem maior” do que ele imaginava. O relatório será apresentado à imprensa nesta quarta-feira (2/1).

Em coletiva do lado de fora do teatro, o novo governador  falou das dificuldades que encontrou para ter acesso aos números oficiais do estado durante a transição de governo e que o relatório final da transição será apresentado à imprensa nesta quarta feira (2/1).

Wilson Lima quebrou o protocolo ao fazer uma ‘selfie’ no meio dos jornalistas que cobriam a posse. Em seguida, ele caminhou pelo tapete vermelho e acenou ao público que aguardava no largo Sebastião com faixas e cartazes de apoio.

No Palácio Rio Negro, já com meia de hora de atraso, o agora ex-governador Amazonino Mendes passou a Wilson a faixa governamental ao novo governador, encerrando a cerimônia.
Wilson fez questão de levar o ex-governador Amazonino até o portão da antiga sede do governo.

Perfil

Além de jornalista, Lima também é apresentador de televisão. Até junho deste ano, comandava o programa popular Alô Amazonas, na TV A Crítica. Era filiado ao PR, mas deixou o partido quando este se aliou ao MDB do senador Eduardo Braga, ex-ministro de Minas e Energia. Ele é natural de Santarém e se formou em gestão turística.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *