Vereadores são favoráveis a compra de vacinas contra covid-19 direto dos fabricantes

– fotos: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM) – Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), apoiam a compra direta de vacinas contra covid-19, direto dos fabricantes, por meio de um consórcio de prefeituras, conforme proposta defendida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e que deverá ser objeto de Projeto de Lei do Executivo, para análise e votação na Casa Legislativa.

O Projeto de Lei deve chegar à CMM nos próximos 10 dias e a ideia é tratar a matéria em regime de urgência, conforme explica o presidente da Câmara, vereador David Reis (Avante).

“O prefeito ainda vai se reunir com a Frente Nacional de Prefeitos e, caso eles aprovem a possibilidade da compra das vacinas, a Casa deve receber a mensagem, então, vamos nos debruçar sobre o assunto com responsabilidade para analisá-la e votar, em regime de urgência”, enfatiza David Reis.

O líder do prefeito na Casa, vereador Marcelo Serafim (PSB), explica que até a próxima sexta-feira (05/3), uma minuta da proposta seja distribuída para os prefeitos da Frente de Prefeitos, para que eles possam elaborar a mensagem com o Projeto de Lei e encaminhar aos respectivos legislativos municipais.

“É preciso urgência para tratar desse assunto, creio que todos os parlamentares são favoráveis e é algo que vem colaborar com a imunização da nossa população. Tudo o que for feito para garantir a vacinação de todos é extremamente necessário, e é preciso o empenho de todos”, afirma o líder.

O vereador Marcel Alexandre (Podemos), elogiou a proposta de compra direta de vacinas contra covid-19 e adiantou que vai propor que as emendas impositivas sejam remanejadas para a compra das vacinas.

“Vou propor que os recursos das emendas impositivas sejam usados na compra do imunizante, nada é mais importante do que isso hoje, é algo que vai salvar vidas”.

Luís Mitoso (PTB) também disse que vai votar favoravelmente a proposta, assim que chegar e for deliberada na CMM. Na opinião dele, a compra direta de vacinas será fundamental para que Manaus vença a doença.

“Quanto mais rápido for a vacinação, melhor para todos, para sairmos dessa situação que afeta não só a saúde, mas também a economia e outros setores que parecem por conta da pandemia”, afirmou.

Desde a última quarta-feira (24/2), estados e municípios estão liberados para realizar a importação e distribuição de vacinas contra o novo coronavírus, desde que não sejam dos mesmos fabricantes que fornecem o imunizante para o governo federal, no caso a CoronaVac (Sinovac) e AstraZeneca (Oxford).

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *