Venda de distribuidoras da Eletrobras no Norte e Nordeste fica para 2017

A estatal Eletrobras projeta iniciar a privatização de suas deficitárias distribuidoras de energia elétrica que atuam no Norte e Nordeste do país apenas em 2017, com os esforços em 2016 focados em viabilizar uma capitalização das empresas pelo governo federal, afirmou à Reuters uma fonte da empresa com conhecimento direto do assunto.

O governo federal deverá fazer uma capitalização de 5,9 bilhões de reais na companhia neste ano, que deve aplicar os recursos para preparar a privatização das seis distribuidoras.

Uma parte dos recursos, 2,6 bilhões de reais, bancaria investimentos necessários para atender metas de qualidade de serviço estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Outros 3,3 bilhões, segundo a fonte, ficariam pouco tempo nos cofres das distribuidoras, porque deverão ser usados para pagar dívidas dessas empresas com a própria Eletrobras.

“As distribuidoras têm que pagar a dívida com a Eletrobras e têm investimentos e compromissos a fazer em 2016 até que se viabilize a privatização delas, que não é um processo automático”, disse a fonte.

Seguindo esse caminho, a expectativa é de que a capitalização seja concluída no final deste semestre ou no começo do segundo semestre, com o início do processo de venda das empresas apenas em 2017, disse a fonte.

Procurada, a Eletrobras não comentou imediatamente.

Fonte: Reuters

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *