“Variação Genética e Risco ao Câncer” serão discutidos a partir desta segunda-feira (04), em Manaus, no 2º Encontro de Genética Humana.
O evento acontece das 15h às 21h, na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), localizada na avenida Carvalho Leal, nº 1.777, Cachoeirinha, zona Sul de Manaus. O objetivo do encontro é discutir as variações genéticas e agentes mutagênicos associadas ao risco de câncer, e mostrar as principais neoplasias – alterações celulares que podem estar associadas ao câncer – que acometem a população no Amazonas.
O evento, realizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), é destinado aos profissionais da área de Saúde e Biológicas e vai até amanhã (05).
Um dos palestrantes convidados para o evento é o professor Wilson Araújo da Silva Jr., pesquisador do Centro de Terapia Celular da Universidade de São Paulo (USP), responsável pela identificação do gene que desenvolve a expansão do câncer no corpo humano.
Considerado o sexto tipo de câncer mais comum no País e também o que mais acomete a população masculina, o câncer de próstata é, neste momento, objeto de uma campanha de prevenção. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam o registro de pelo menos 510 casos de câncer de próstata, no Amazonas, até o final do ano, sendo pelo menos 66% em Manaus.
Os principais fatores de risco para o câncer de próstata são a idade superior a 40 anos e a hereditariedade. O risco aumenta quando o homem envelhece ou quando ele tem pai que teve câncer de próstata.