Usuários vão apontar mudanças que devem ser feitas no sistema de transporte coletivo da capital

12/01/13 – Os usuários do transporte coletivo de Manaus vão apontar as mudanças que gostariam de ver implantadas no sistema de transporte coletivo da capital. O nível de satisfação deles começou a ser avaliado nesta sexta-feira (11), por meio de uma pesquisa, pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU). A pesquisa começou pelo terminal da Matriz, na zona central da cidade.

Além das mudanças, o usuário também vai apontar as falhas. Na pesquisa, serão respondidas perguntas simples sobre atendimento, conduta do motorista, frequência da frota, segurança da viagem e condições de conforto.

No primeiro dia, 140 pessoas foram ouvidas. Segundo o superintendente da SMTU, Pedro Carvalho, os resultados vão orientar mudanças no sistema.

Pedro Carvalho reforçou que a pesquisa vai continuar. Na próxima fase, a Prefeitura vai procurar saber se os usuários aprovam a desativação dos terminais da Constantino Nery e da Cachoeirinha.

Motoristas e cobradores para atender bem e com deficiência

A partir de 1º de fevereiro, entram em circulação os novos cartões magnéticos do passe livre, destinados a pessoas com deficiências.

Assim, os usuários especiais também devem passar na catraca. Apenas os cadeirantes vão ter acesso pela plataforma elevatória.

Para esclarecer as novas regras, a Prefeitura Manaus iniciou nesta sexta-feira, cursos preparatórios com motoristas, cobradores e fiscais do transporte coletivo.

A coordenadora de planejamento da empresa Eucatur disse que o objetivo é qualificar os profissionas no atendimento desses passageiros.

Os primeiros a receber o treinamento são motoristas, cobradores e fiscais de três empresas do grupo Eucatur, que integra o Sistema de Transporte Coletivo de Manaus.

A instrutora de educação da SMTU, Keyli Brasil, explicou que eles receberam instruções sobre os tipos de passe livre e também o modo correto de tratar esses usuários.

Das 25 mil pessoas com deficiências que utilizam o passe livre em Manaus, apenas 15 mil já procuram a SMTU para o recadastramento. O prazo termina dia 31 de janeiro.

(CS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *