As unidades do complexo prisional de Manaus foram monitoradas pelos ares durante a Operação ‘Laborum Meta’, deflagrada na manhã desta sexta-feira (18/01) pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Com a participação de mais de 400 servidores da segurança pública, a ação focada no combate ao tráfico de drogas cumpriu mandados de prisão, busca e apreensão no bairro da Compensa, zona oeste.

O secretário de segurança, coronel Louismar Bonates, planejou e comandou a operação que envolveu a Polícia Civil, Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA), que executou o patrulhamento dos ares na região da operação enquanto os mandados eram cumpridos.

Ao mesmo tempo, outro helicóptero fazia o sobrevôo nas unidades prisionais.

As ações começaram por volta das 6h da manhã. Os dois helicópteros atuaram de forma simultâneo no sobrevôo ao bairro da Compensa e nas unidades do Complexo Prisional, localizadas no KM 8 da BR 174, além da Unidade Prisional do Puraquequara.

De acordo com o secretário de segurança, as operações integradas serão intensificadas para devolver a segurança efetiva para a população amazonense. A determinação do governador Wilson Lima é que o trabalho também seja intensificado no interior do Estado, com base nas denúncias e levantamento do setor de inteligência.

Até o momento, 17 infratores foram presos, 12 armas apreendidas, além de porções de entorpecentes foram apreendidos durante a operação na manhã de hoje.