Unidades de urgência e emergência da rede estadual funcionam normalmente no feriadão

file_572a5fe86f9b3

Os servidores públicos estaduais estão de folga nesta segunda-feira (14) – ponto facultativo decretado pelo governo – e também estarão na terça-feira (15), feriado da Proclamação da República, dia do levante político-militar, comandado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, ocorrido em 1889, que proclamou a República do Brasil, pondo fim à soberania do imperador D. Pedro II.

Mas, na rede pública de saúde, nem todos estão de folga, nesses dois dias. De acordo com o gerente de Urgência e Emergência da Susam, Adam Lopes, as unidades de urgência e emergência da rede estadual funcionam normalmente, em plantão de 24 horas.

Em relação às consultas agendadas, como é o caso dos serviços ambulatoriais dos Centros de Atenção à Melhor Idade (CAIMIs) e dos Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs) Policlínicas e Fundações, Adam Lopes explica não haverá atendimento nesta segunda e terça-feira.

O funcionamento destes serviços será retomado na quarta-feira, a partir das sete da manhã.

O gerente de Urgência e Emergência da Susam, Adam Lopes, orienta a população onde procurar atendimento nos dias de feriadão. Os casos de urgência de baixa e média complexidade, como crises de hipertensão, pequenos ferimentos e mal-estar súbito – devem ser encaminhados para os nove Serviços de Pronto Atendimento/a Unidade de Pronto Atendimento do Campo Sales, além de sete Prontos-Socorros.

Para o atendimento às grávidas, a Susam disponibiliza sete maternidades, que funcionam todos os dias, também em regime de 24 horas.

As unidades do programa Farmácia Popular, também não funcionarão no feriado. O atendimento retorna na quarta-feira, no horário das oito da manhã às seis da tarde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *