Unidade de Saúde depredada e saqueada na zona Leste vai ser reformada, confirma prefeitura

-(foto: Portal do Movimento Popular) – A informação era esperada por moradores da zona Leste de Manaus. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Waldir Bugalho vai ser totalmente reformada.

Pronta para inaugurar, em 2012, a UBS foi depredada e saqueada. Os efeitos do vandalismo foram sentidos diretamente pela comunidade da área, que, na semana passada, recebeu a notícia que a reforma geral do espaço irá começar em breve.

O anúncio foi feito pelo titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi, durante reunião com líderes comunitários, no Distrito de Saúde daquela zona. Com o Termo de Contrato publicado na última terça-feira (24), no Diário Oficial do Município, o projeto de reforma segue para a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminf) para execução dos trabalhos.

Com previsão de 120 dias para o término, as obras serão necessárias uma vez que, na época, o prejuízo foi grande. Isto inviabilizou a reforma imediata, em razão dos altos custos financeiros para repor o material furtado, como instalações elétrica/hidráulica, esquadrias, louças, além da depredação da estrutura física.

O secretário Marcelo Magaldi salientou a importância do encontro com as lideranças comunitárias. Ele destacou que é orientação do prefeito Arthur Neto a realização de encontros periódicos entre os gestores municipais e a comunidade para escutar os problemas e, dentro das disponibilidades de Prefeitura, atender às demandas apresentadas, com o objetivo de melhorar a Saúde em Manaus.

-(foto: BNC Amazonas) – Magaldi informou que as necessidades de ampliar o atendimento básico e acabar com as filas foram ouvidas. Segundo ele, questões como a ampliação do número de Equipes de Saúde da Família já serão consideradas no próximo planejamento da Semsa.

A UBS vai abrigar cinco equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e terá 38 ambientes. Recepção; consultórios médicos e odontológicos; escovódromo; farmácia; espaço saúde; diretoria; copa; almoxarifado; banheiros; lixeiras hospitalares; salas de espera; acolhimento; preparo; coleta; nebulização; curativo; lavagem; esterilização; vacina e ultrassom são alguns dos espaços contemplados no projeto, que conta com mais 1,3 mil m² de área construída.

Além da reforma, a UBS terá alterações na estrutura. O projeto inclui a instalação de subestação de tratamento de esgoto padronizada, adequação às normas de acessibilidade e às do Corpo de Bombeiros – com implantação de reserva de incêndio e instalações de hidrantes e bomba de recalque, substituição de cobertura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *