Unhas: seis mandamentos pra mantê-las saudáveis, segundo as manicures

Demos a palavra a quem cuida das suas unhas semanalmente. E só ouvimos verdades…

Tudo o que a sua manicure quer que você saiba (Foto: Divulgação)

Não basta ir à manicure toda semana pra manter as unhas impecáveis. Acredite, ela sofre um bocado quando você negligencia as pontinhas dos seus dedos. Tudo o que você faz diariamente influencia diretamente na aparência e na saúde das suas garras, por isso fomos ouvi-las. “É importante que cliente e profissional estejam alinhadas e trabalhando em equipe”, diz Lucineide Santos, do Hi Salão (SP). Saiba as seis coisas que fazem a diferença no resultado final de esmaltação:

1. Não arranque o esmalte com a própria unha. Tente vencer a mania de ‘lascar’ quando o esmalte descasca. “O hábito, além de feio, enfraquece sua unha por conta do atrito, principalmente se elas já sofrem de descamação”. avisa Lucineide. Tenha sempre à mão o esmalte da cor que pintoupra retoques de emergência e só retire a cor com removedor apropriado.

2. Cuide da sua alimentação. Você é o que você come. Por mais que você peça para aplicar base fortalecedora, sua unha jamais ficará forte de verdade se sua alimentação não der nutrientes para isso. Esses produtos são paliativos e dão uma forcinha. Mas o tratamento é de dentro para fora”, diz a manicure. Alimentação balanceada, com proteínas, carboidratos e vitaminas, sempre!

3. Não roa as unhas. “E pode parecer simples, mas a melhor forma de lutar contra a mania é mantendo-as sempre esmaltadas. Sempre!”, recomenda Luci. Pra ela, a melhor forma de conseguir é visitando o salão duas vezes por semana. “Requer investimento e tempo, mas garanto, dá certo. Aos poucos você se acostuma e para de roer por dó e por gostar da do que vê”, completa.

4. Leve seu alicate ao salão. De acordo com Lucineide, isso não é uma afronta mas, sim, uma demonstração de cuidado com a sua saúde. “Mas, não se esqueça de tomar outros cuidados como, não andar descalça em banheiros públicos, sempre desinfetar os pés após experimentar sapatos em lojas de calçados e, claro, lavar os seus e deixá-los no sol para não acumular umidade, e por consequência, fungos”, adverte a especialista.

5. Hidrate sempre. “Na mesma proporção que você lava as mãos, você também deve hidratá-las“, lembra Lucineide. Sim, porque as mãos estão em constante movimento, o que acaba tirando a hidratação natural, ressecando não apenas a pele, como as unhas, destruindo a esmaltação que você fez não faz nem dois dias. “Ah, e não se esqueça das cutículas, elas precisam de emoliência para não despontar”, reforça.

6. Evite as lixas “bloquinho”. As lixas de superfície são usadas pra nivelar as unhas. “Mas, na maioria das vezes, elas enfraquecem a superfície”, fala Luci. Claro que unha lisa e sem ondas é linda, mas quando você tem esse problema, o correto é procurar o dermatologista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *