Última reunião do CAS aprova pauta com US$ 145 milhões em novos investimentos

A última reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS) aprovou 26 projetos, sendo sete de implantação e 19 de ampliação, atualização ou diversificação. Entre os projetos, estão dois para a produção de câmeras voltadas para circuitos fechados de TV, setor que cresce, em média, 15% a cada ano.

Nos projetos de diversificação, duas empresas já implantadas no Polo Industrial de Manaus (PIM), devem fabricar receptores de sinal de televisão. Entre as empresas que pretendem diversificar a atividade, está o projeto de produção de cafeteiras elétricas de cápsula, que teve o PPB aprovado em julho deste ano.

Quanto ao assunto PPB’s (Processo Produtivo Básico), o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira, disse que os empresários daqui devem ter um pouco mais de paciência.

“Estamos confiantes que os números de emprego devem melhorar no próximo ano porque estamos trabalhando para que isso aconteça, em conjunto com as empresas”, avalia Marcos Pereira.

Apesar da pauta aprovada somar investimentos totais de mais de meio bilhão de reais (US$ 145,7 milhões), a geração de emprego é de 398 novos postos de trabalho, ao logo dos próximos 3 anos. O número está muito longe de recuperar os empregos perdidos ao longo deste ano, quando centenas de pessoas ficaram desempregadas.

Para a superintendente da Suframa, Rebecca Garcia, os projetos aprovados é um passo para a recuperação dos empregos perdidos.

“Batemos o recorde de investimentos totais aprovados na última reunião, ultrapassando a marca de um bilhão de dólares. Hoje, pouco mais de 30 dias depois, contar com mais sete projetos de implantação na pauta é um fato positivo que devemos ressaltar”, disse.

De acordo com o ministro, Marcos Pereira, mesmo vivendo um momento de crise econômica, o Modelo Zona Franca de Manaus vai encerrar o ano com boas perspectivas.

“Nós estamos cumprindo com aquilo que prometemos: empenho com o projeto Zona Franca de Manaus, Suframa e Polo Industrial de Manaus, para que possamos alavancar investimentos e gerar empregos”, destacou o ministro.

 

Reuniões itinerantes

Além de manter a regularidade da agenda, os encontros do CAS serão itinerantes em 2017. A mudança foi sugerida pelo ministro Marcos Pereira na primeira vez que presidiu a reunião ordinária do Conselho. A proposta é aproximar a Suframa dos demais estados da região Norte.

Estão previstas reuniões em Manaus (AM), Macapá (AP), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). “Devemos promover a regionalização dos esforços e investimentos. Aguardamos para 2017 muito trabalho. Estamos construindo um Estado menor, menos interveniente e mais eficiente”, resumiu o ministro, ao encerrar o encontro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *