UFAM realiza provas do Processo Seletivo Contínuo 2016

Com segurança e lisura, foram realizadas na manhã deste domingo, 28 de fevereiro, as provas do Processo Seletivo Contínuo (PSC 2016). Mais de 65 mil inscritos participam do certame que ocorre nos 62 municípios do estado do Amazonas. O gabarito preliminar será divulgado na tarde de hoje, a partir das 17h.

De acordo com a reitora da UFAM, professora Márcia Perales, a realização do concurso, com 66.896 candidatos, apenas três meses após a suspensão representa a preocupação da Universidade em não só dar uma satisfação à sociedade que estava na expectativa do exame, mas também, em garantir a qualidade e a lisura do processo que permite o ingresso de novos estudantes na Instituição. “Hoje, nós estamos em plena realização da prova, todos os cuidados foram tomados e a nossa convicção é que todos aqueles jovens que tiveram que esperar, hoje, podem realizar as provas com tranquilidade porque nós trabalhamos arduamente para que a efetividade desse mega concurso fosse realizada da melhor maneira”, informou a gestora que  acompanhou a aplicação do PSC desde às 5h da manhã na sede da Comissão Permanente de Concursos (Compec).

Ainda conforme a reitora, ao mesmo tempo em que a Universidade se organizava para a nova prova, ela também estava recebendo as informações de que os responsáveis pelo vazamento das informações foram identificados. “Tudo isso faz com que possamos reiterar que a Universidade preza muitíssimo pela credibilidade que conquistou”, afirmou.

Segundo a presidente da Compec, professora Ana Galotta, a aplicação das provas do PSC 2016 ocorreu dentro do esperado, sem maiores complicações. “O dia transcorreu normalmente. Na capital, os trabalhos começaram por volta das três horas da manhã. Os malotes foram distribuídos em 17 rotas por toda a cidade com dois batedores da Polícia Militar fazendo a escolta. Foi tudo tranquilo. Tivemos eventualidades normais. No interior, os coordenadores da prova já se encontravam nos 61 municípios. Tudo pronto nas 114 escolas envolvidas”, avaliou a professora.

Uriel Batista é um dos 14.754 candidatos da terceira etapa que disputam as 2.735 vagas para ingresso em 2016. Ansioso para a prova, o estudante diz que se preparou bastante para este dia. “Antes, eu já estava confiante, por ter me dedicado mais esse último ano, mas agora, depois desses três meses, vi que melhorei bastante. Fiquei mais focado. É uma grande oportunidade, então tenho que fazer valer a pena”, disse o candidato que busca uma vaga para Ciência da Computação.

Interessada em cursar Fisioterapia, Mayara Vieira chegou cedo ao local de prova, o Instituto de Educação do Amazonas (IEA). Moradora do Grande Vitória, zona Leste de Manaus, a candidata saiu de casa às 5h da manhã para não correr o risco de encontrar os portões fechados. “São três anos estudando para conquistar uma vaga na Federal, então, estou muito entusiasmada”, comentou ao revelar que às vezes estudava até três horas da madrugada.

Tayná Trajano afirma ser boa em disciplinas das áreas de Ciências Exatas e Humanas.  Para ela, a redação do PSC 2016 é que pode despertar preocupação. “Como o tempo passou, não sei se o assunto é novo ou do ano passado”, expôs. “A minha expectativa é a melhor possível”, declarou, antes de saber que a “Presença do Negro na Sociedade Brasileira” seria o tema abordado.

"Minha expectativa é a melhor possível", disse Tayná.

“Minha expectativa é a melhor possível”, disse Tayná.

Gabarito e Recursos

Segundo a Compec, na tarde deste domingo os candidatos já poderão avaliar seu desempenho com base no gabarito preliminar da prova.

Os interessados em interpor recursos contra as questões do PSC poderão fazê-lo a partir de segunda-feira, 29, até 1º de março, por meio do formulário para este fim.

O gabarito definitivo será divulgado dia 11 de março.

O resultado final da terceira etapa tem 11 de abril como data prevista para publicação.

PSC Dados

Além dos candidatos da terceira etapa, mais 20.660 inscritos fizeram as provas para alunos do segundo ano do Ensino Médio. Outros 31.482 estudantes em todo Amazonas participaram pela primeira vez do PSC. Na capital, 94 escolas receberam os 38.894 vestibulandos. Já nos 61 municípios do estado, 114 unidades de ensino serviram de local de prova para 28.002 candidatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *