A Universidade Federal do Amazonas, por meio da Pró-reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), realiza solenidade de lançamento do Observatório de Economia Criativa do Estado do Amazonas (Obec-AM), na sexta-feira, dia 1º de novembro, no auditório da Faculdade de Direito, às 15h. Seminário sobre o tema ocorre no dia 31 de outubro no auditório da Faculdade de Direito, às 9h.
O Observatório de Economia Criativa do Estado do Amazonas (Obec-AM) tem como objetivo a formulação, a implementação e o monitoramento de políticas públicas para o desenvolvimento local e regional, apoiando ações criativas de profissionais e de micro e pequenos empreendimentos com ênfase no estado do Amazonas.
A criação do Observatório Nacional de Economia Criativa, pelo Ministério da Cultura, resultou na necessidade da criação dos observatórios estaduais. Então, algumas universidades federais foram convidadas pelo Ministério a participar da criação dos observatórios regionais. Cinco projetos apresentados de universidades brasileiras foram aprovados (Ufam, UnB, UFRGS, UFG, UFF) e serão implantados até fevereiro de 2014 como projetos estruturantes do Ministério da Cultura. O primeiro a ser lançado será o Obec-AM da Ufam, nesta sexta-feira, dia 1º de novembro.
A Pró-Reitora de Inovação Tecnológica (Protec), que coordenará o Obec-Am, professora Socorro Chaves destacou a importância do Obec-Am para o desenvolvimento local. “A economia criativa tem o caráter de representar uma alternativa de desenvolvimento econômico regional com a valorização das práticas tradicionais do Estado do Amazonas, com a valorização da cultura regional e, mais do que isso, criando alternativas para setores que até o momento não têm alternativa de desenvolvimento assegurada”, disse.
Professora Socorro Chaves ressaltou o significado do lançamento do observatório estadual para a Universidade, uma vez que, embora existam iniciativas na área, estas não sejam documentadas. “É um momento importante a criação do Observatório no estado do Amazonas. Ele vai criar condições de fazermos estudos sobre a economia criativa no estado. Já existe no nosso estado, várias iniciativas sobre o tema, mas não existe nada mapeando as experiências, nenhum estudo que organize o conjunto das experiências que estão sendo realizadas. O Observatório vai ter essa característica. Um centro que possa fornecer informações para estudiosos da economia criativa”, revela a pró-reitora.
Para apresentar o conceito de economia criativa e elucidar dúvidas acerca do funcionamento do Obec-Am, será realizado o seminário abordando a temática na quita-feira, 31. O evento antecede o lançamento do Observatório do Amazonas no dia 1º de novembro e contará com a presença do secretário de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Marcos André Carvalho. “É muito importante que as pessoas aproveitem a oportunidade para conhecer esse novo conceito, essa nova perspectiva de desenvolvimento que nós estamos trabalhando e, para isso, nós estamos realizando o seminário no dia 31”, informa a professor