UFAM discute sustentabilidade nas comunidades rurais

Sustentabilidade ambiental, econômica, política, social, territorial e cultural devem permear os debates do I Simpósio de Organização Social e de Mercado, que acontece no dia 05 de maio, das 9h às 18h, na Faculdade de Ciências Agrárias.

A professora Therezinha Fraxe, coordenadora do Simpósio e do Núcleo Socioeconômico da UFAM (Nusec), explica que os gargalos enfrentados no processo produtivo devem ser abordados para se buscar uma solução, entre eles: comercialização, distâncias territoriais, uso de agrotóxicos, acesso a transporte, conscientização política e economia.

“A Agroufam está mudando vidas e é um exemplo de sustentabilidade. Precisamos ver onde mais podemos criar espaços para o agricultor familiar. A UFAM orienta as comunidades em todos esses aspectos sustentáveis, levando em conta a cultura das populações”, disse a professora.

O Simpósio tem entre seus objetivos criar um espaço de discussão, socialização e estudos da área de organização social, visando fortalecer as organizações e entidades, tais como cooperativas, associações e os atores envolvidos no processo de produção como professores, alunos e técnicos administrativos.

Palestras, oficinas, exposições e a feiras Agroufam fazem parte da programação do evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *