UEA inaugura primeiro Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Escola de Saúde (UNA-SUS Amazônia)

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UNA-SUS Amazônia) inaugurado nesta quarta-feira (5), vai oferecer cursos de especialização e qualificação para profissionais da área da saúde em todo o Amazonas, mesmo em locais onde não há internet.

A UNA- SUS já atua em diversos estados do Brasil, principalmente nos municípios mais distantes e áreas rurais, como forma de manter o profissional da saúde atualizado.

Para ter acesso ao conteúdo, o profissional da saúde precisa se cadastrar no site www.sus.gov.br , ou baixar o aplicativo estante UNA-SUS de forma gratuita. O novo espaço, além de contribuir para a formação dos profissionais é uma forma de aprimorar áreas importantes como gerontologia.

O Centro foi equipado em parceria com empresa privada que ofereceu todo o suporte tecnológico. O vice-presidente para Novos Negócios da Samsung, Benjamin Sicsú, explica de que a forma a empresa irá contribuir.

“A parceria com a UEA é justamente de criar uma série de projetos para a melhoria da qualidade e formação. Temos o Samsung Ocean e hoje inauguramos o Centro de Pesquisa para desenvolver conhecimento e, assim, melhorarem a qualidade do atendimento público”, exemplificou.

Show una

O QUE É UNA-SUS?

O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) foi criado pelo Ministério da Saúde em 2010 para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde que atuam no SUS.

O Sistema é composto por três elementos: a rede colaborativa de instituições de ensino superior, que atualmente conta com 35 instituições de ensino superior, o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) e a Plataforma Arouca.

Um dos objetivos da UNA-SUS é a educação permanente, visando à resolução de problemas presentes no dia a dia dos profissionais de saúde que atuam no SUS. Para isto, os cursos oferecidos pela Rede têm enfoque prático e dinâmico, utilizando casos clínicos comuns.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) integra o UNA-SUS desde 2014, passando a ter acesso aos métodos e tecnologias desenvolvidos pelo Sistema. A UEA tem notório reconhecimento em telessaúde devido à experiência bem-sucedida no Programa Telessaúde Brasil, e conta com condições muito favoráveis para desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento de aplicativos de telessaúde, assim como realizar os testes para melhoria contínua da solução, razão das características de conectividade da região amazônica e da descentralização dos seus campi.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *