UBS Vicente Pallotti forma brigadas com população de rua para o combate o Aedes aegypti

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Vicente Pallotti, localizada no bairro Praça 14 de Janeiro, capacitou 18 pessoas que vivem em situação de rua, para a formação de duas brigadas no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya.

A capacitação, realizada na manhã desta quarta-feira, 23, foi direcionada ao público do Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), que funciona no bairro Presidente Vargas e oferece atendimento em serviços de Assistência Social para essas pessoas.

A diretora da UBS Vicente Pallotti, Nonata Brazão, explica que a formação de brigadas é uma das estratégias desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para a mobilização e sensibilização da população na identificação e eliminação de criadouros do Aedes aegypti.

“As brigadas têm o objetivo de auxiliar na identificação e eliminação de possíveis locais de proliferação do mosquito. A UBS Vicente Pallotti tem a própria brigada, formada por servidores e os integrantes fazem o trabalho de multiplicação dessas informações entre a população e instituições”, destaca Nonata Brazão.

A UBS Vicente Pallotti é uma das referências para a assistência em saúde dos frequentadores do Centro POP, oferecendo atendimento clínico, odontológico e de enfermagem, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite, assim como os demais serviços de saúde.

“Com a programação da Semana de Combate à Tuberculose, que se inicia na próxima segunda-feira (28), a UBS também está reforçando para o público que vive em situação de rua as orientações sobre a prevenção e a detecção precoce de tuberculose”, informa a Nonata Brazão.

O Centro POP atende diariamente entre 120 a 130 pessoas que têm acesso à alimentação, com café da manhã e almoço de segunda a sexta-feira, atendimento e acompanhamento com assistente social e psicólogo, e encaminhando, de acordo com a demanda, para o acesso aos serviços de saúde, educação, trabalho e documentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *