Tylenol e Mylicon serão retirados de circulação pela Anvisa

07/07/13 – A Anvisa determinou recentemente o recolhimento de três milhões de embalagens de Tylenol líquido e agora deve recolher também o medicamento Mylicon. O motivo são dois casos que viraram destaque nos noticiários do país e chamaram a atenção para a necessidade de a indústria de medicamentos seguir padrões internacionais na produção de embalagens, além de seguir orientações de sistemas de rastreabilidade.

Os dois casos apontam o mesmo problema. A tampa do gotejamento pode se desprender ou despejar uma dosagem maior do que o determinado.

Nos dois casos, os fabricantes deverão rever os projetos da embalagem e só poderão atender com rapidez a determinação de recolherem os produtos das prateleiras se tiverem um sistema de rastreabilidade instalado. Isso evitará o consumo do medicamento por um número grande de pessoas.

“A rastreabilidade possibilita conhecer todo o percurso de um produto, desde sua origem até o destino, e garante, portanto, rápida identificação e localização. Caso surja algum problema, é possível encontrar o lote contaminado, retirá-lo em tempo real e responsabilizar os envolvidos no processo”, explica João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil-Associação Brasileira de Automação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *