O túnel descoberto na manhã dessa terça-feira (25), pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) é o sétimo, somente este ano, e confirma tentativas constantes de fuga, no sistema penitenciário do Amazonas. O túnel, de 2,7 metros de profundidade estava na cela 5, do pavilhão 1 do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) regime fechado, localizado no km 8 da BR-174, e foi encontrado durante um procedimento de revista realizado pelas equipes da Seap. De acordo com a secretaria, seria utilizado para a fuga, nos próximos dias.
O coordenador do sistema prisional, Enderson Passos, ressalta o trabalho que a Seap vem fazendo ao longo desse ano para evitar as fugas “Esse é o sétimo túnel que descobrimos somente neste ano e nessa mesma unidade, impedindo a ação de fuga em cada descoberta. Nossas equipes estão diariamente nas unidades para evitar qualquer ação que venha comprometer a ordem do sistema prisional do estado”, destacou Enderson.
A ação foi realizada pelas equipes da Coordenação do Sistema Penitenciário (Cosipe), Departamento de Inteligência Penitenciária (Dipen) e servidores do Compaj e servidores da Umanizzare. Durante a revista, também foram encontrados os seguintes materiais ilícitos: cinco celulares, cinco carregadores, chips telefônicos, uma porção de entorpecente e estoques.
Os 18 internos que estavam na cela serão transferidos para o isolamento, irão passar por um conselho disciplinar administrativo e terão as visitas suspensas, como forma de punição.
Nos últimos dias, circulou em Manaus uma série de boatos sobre supostas ameaças de internos, integrantes de facções criminosas, às vidas de autoridades da Justiça e do sistema prisional, por causa da qualidade do tratamento dispensado aos detentos e pela transferência de presos federais para os presídios do Estado. A Seap tratou os boatos com a devida atenção, mas garante que as autoridades do sistema prisional e da Segurança Pública estão atentas e preparadas para qualquer eventualidade.




