Tribunal de Justiça do Amazonas realiza campanha Justiça pela Paz em Casa, no mês de agosto

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) vai realizar entre os dias 15 e 26 de agosto, um mutirão de audiências, com foco no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. A ação está vinculada à campanha “Justiça pela paz em casa”, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

De acordo com a coordenadora da campanha no Amazonas, juíza Elza Vitória de Mello, vão ocorrer na capital 1.500 audiências nas Varas e Juizados Especializados no Combate à Violência Doméstica Contra a Mulher. “É a quinta edição da campanha Justiça pela Paz em casa, e como um dos principais pontos da gestão do desembargador Flávio Pascarelli, atual presidente do Tribunal, é o controle e combate à violência doméstica, nós resolvemos aproveitar essa semana da campanha para fazermos um mutirão nas Varas especializadas em violência doméstica contra a mulher. E somente nessas duas Varas nós já conseguimos pautar audiências de instrução e julgamento em 1.500 processos. Paralelo a isso, existe a pauta das três Varas do Tribunal do Júri e todas as comarcas do interior também participarão da campanha. No Amazonas, a campanha não vai ser igual à nacional. A nacional é de 15 a 19 de agosto. No Amazonas, exatamente por conta desse foco maior, nós vamos fazer de 15 a 19, e 22 a 26 de agosto”.

De janeiro a junho deste ano, somente na Delegacia Especializada de Crimes contra a Mulher foram registradas mais de cinco mil ocorrências de violência doméstica. Junto com as audiências, segundo a juíza, serão realizadas também palestras motivacionais de prevenção e no apoiamento as vítimas de violência doméstica.

violencia-contra-mulher

“É fundamental que a mulher queira, que ela opte por dar um basta nisso. A gente sabe que é difícil, e exatamente por isso que as equipes multidisciplinares trabalham tirando as dúvidas, esclarecendo e encorajando para que elas tomem a iniciativa”, explicou a juíza.

O mutirão de audiências de instrução e julgamento vai ocorrer no horário das 8h às 18h, entre os dias 15 e 26 de agosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *