Trabalhador ainda precisa ter direitos respeitados, diz liderança sindical

1º/05/13 – No dia trabalhador, representantes de entidades sindicais reivindicam cumprimento de direitos trabalhistas.

Para o trabalhador, o dia é de, mas também de reflexão. Para representantes de entidades sindicais, muitos direitos trabalhistas ainda precisam ser respeitados, para que se possa comemorar, de fato, a data festiva. A Diretora da União Geral dos Trabalhadores do  Amazonas (UGT), Jane Farias, que representa 26 sindicatos no Estado, disse que um das categorias mais prejudicadas é a dos corretores imobiliários.

Na área da saúde, o problema é com a jornada excessiva de trabalho e o piso salarial baixo, como destacou a Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Amazonas,  Cecília Leite Mota.

Na Construção Civil, a principal reivindicação dos trabalhadores, de acordo com o vice-presidente da categoria no Estado, Cícero Custódio, é um plano habitacional.

Para a categoria dos bancários, as reivindicações são muitas, mas, conforme conta o Presidente do Sindicato, Nindberg Barbosa, as principais são a melhoria dos salários e a contratação de maior número de bancários.

Por causa das demandas, o dia do trabalhador na capital também deve ser comemorado pelos sindicatos com protestos que vão pedir o cumprimento de reivindicações trabalhistas firmadas, principalmente com o governo federal.

Pela manhã e à tarde, o principal sindicato de trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIM), o dos Metalúrgicos (Sindmetal), promove a entrega de panfletos, ressaltando a importância da conscientização sobre os direitos da classe operária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *