Tomógrafo do HPS João Lucio Machado já está funcionando. Até essa sexta-feira, já havia realizado 65 tomografias.

O tomógrafo do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio  Machado, na zona leste de Manaus, voltou a  funcionar dentro da sua capacidade normal. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde (Susam). De acordo com a secretaria, equipamento, que estava com defeito, voltou a operar na noite da quinta-feira (23/08), após passar por manutenção e, até a tarde dessa sexta-feira (24/08), já havia realizado cerca de 65 tomografias. Também já foi consertado e deve voltar a operar nas próximas horas o tomógrafo do HPS 28 de Agosto.

O secretário Estadual de Saúde, Francisco Deodato, afirma que o próximo passo será a instalação de mais um tomógrafo novo em cada uma das duas unidades. Os novos equipamentos foram adquiridos por meio de Termo de Compromisso assinado entre a Coca-Cola e o Governo do Amazonas e o prazo de instalação é de 30 dias, segundo cronograma acertado esta semana entre a Susam e a empresa. “Os dois maiores hospitais de Manaus terão,  agora, dois tomógrafos cada um. Além de aumentar a capacidade de oferta do exame, vamos evitar que a unidade volte a ficar sem este serviço, que é fundamental em um hospital de grande porte”, disse o secretário.

No período em que os tomógrafos do João Lúcio e do 28 de Agosto apresentaram problema, os pacientes que precisavam dos exames estavam sendo removidos para outras unidades da rede que oferecem o serviço. O secretário executivo da Susam, Orestes de Melo Filho, disse que os tomógrafos recuperados foram recebidos pela atual gestão com sérios problemas de manutenção. As gestões passadas da Susam, segundo ele, deixaram uma dívida de R$ 1,3 milhão com a fabricante do equipamento, referente à manutenção. As dívidas foram sanadas por esta administração e a Susam pôde, a partir da quitação, firmar novo contrato para manutenção preventiva e corretiva de todos os equipamentos que estão precisando desse serviço na rede estadual de saúde.

O diretor do HPS João Lucio Machado, Carlos Nossa, comemorou a recuperação do tomógrafo e disse que somente na madrugada de quinta para sexta-feira foram realizados mais de 35 exames. Até o início da tarde, outros cerca de 30 tinham sido feitos. “Está operando com toda a sua capacidade. Nossa média é de 100 exames por plantão de 24 horas, durante a semana, e 120 no fim de semana, então, estamos dentro da média”, disse o diretor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *