Terceira idade ganha maior atenção com transformação da Unati em Fundação

– (diretor presidente da Unati, Dr. Euler Ribeiro, em cerimônia na Aleam) – A Lei que transforma a Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) em Fundação já está em vigor. Com isso, a entidade passa a ser Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati). A matéria, resultado de um anteprojeto de Lei de autoria de quatro deputados estaduais, entre eles Josué Neto (PSD), foi publicada no Diário Oficial do Estado do último dia 13.

Além de Josué, os deputados Belarmino Lins (PROS), Mário Bastos (PSD) e Serafim Corrêa (PSB) também são autores da proposta. Os quatro encaminharam a proposta ao Governo do Estado que acatou a sugestão e enviou o Projeto para análise do Parlamento. A proposta foi aprovada no último dia 12 de julho.

A legislação concede autonomia administrativa e financeira à Unati, que até então fazia parte da estrutura da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), conforme explicou Josué Neto, autor do projeto que criou a Unati em 2007 e relator da proposta durante a tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

“A partir de agora a Unati passa a ter orçamento próprio, podendo captar recursos federais e também de empresas particulares para investir na formação de profissionais para atender essa população mais idosa e também investir em pesquisa sobre o envelhecimento para melhorar a vida dos senhores e senhoras da terceira idade. Isso é muito importante porque a Fundação não ficará mais dependente da UEA e nem do Governo do Estado”, afirmou Josué Neto.

De acordo com o diretor presidente da Unati, o médico PHD em Geriatria Euler Ribeiro, com autonomia financeira e administrativa, a Fundação terá condições de preparar profissionais para atender a população e promover estudos voltados à área do envelhecimento.

“Com o crescimento da população idosa há uma necessidade de capacitar pessoas para cuidar dos idosos nos próximos anos. Com essa mudança a Unati deixa de ser vinculada a UEA e passa a ser a primeira universidade pública voltada para as pessoas idosas no Brasil. Isso é algo muito importante porque a Fundação, além de ter autonomia administrativa e financeira, poderá captar recursos de fora, em instituições privadas e do governo federal através dos Ministérios da Educação e de Ciência e Tecnologia. Será um sonho realizado”, afirmou Doutor Euler.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o aumento da expectativa de vida em torno de 72 anos, a tendência é que a população da terceira idade triplique nos próximos 20 anos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *