Tendo como principal proposta a redução da carga tributária, Pros investe em filiados visando as próximas eleições

Atual quadro do partido já é de mais de cinco mil integrantes

O novo diretório do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) iniciou neste mês de abril trabalho intenso de captação de novos filiados para ampliar o quadro atual, que é composto por mais de cinco mil integrantes. A intenção é reforçar a atuação da legenda tanto na capital quanto no interior, ficando entre os 10 partidos com o maior número de filiados no Amazonas.

Durante reunião realizada com representantes de diretórios municipais, foram definidas as estratégias para difundir as diretrizes do partido, que tem como principal proposta a redução da carga tributária, que dificulta a expansão econômica, com implantação de novas empresas e longevidade das que estão no mercado.

“A desoneração tributária de produtos e operações fiscais é prioridade. O PROS está se reestruturando, aumentando sua base de apoio para apresentar proposta concreta de redução de impostos sem causar perda de receita para o estado, principalmente, neste momento em que o combate à pandemia ainda exige tantos recursos. Com um planejamento sério, poderemos concretizar o sonho não de um, mas de todos os amazonenses”, ponderou o presidente do diretório estadual do PROS, Dr. Mike Ezequias.

Atividades

A filiação é o início do trabalho de fortalecimento do partido. Na segunda etapa, os diretórios municipais do PROS irão promover uma série de atividades para elevar o nível de consciência cidadã, reduzindo a ausência nas urnas.

“No ano passado, o número de ausentes nas urnas mais do que dobrou. No 1º turno, foram cerca de 243 mil eleitores que não compareceram às seções eleitorais e no 2º turno, aproximadamente, 299 mil. Sem a maciça participação popular as reformas que todos esperamos irão avançar a conta gotas. A elevação do número de votantes pode ser decisiva para a escolha de políticos que irão priorizar o social”, destacou dr. Mike.
Potencial de crescimento

Conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) de 2020, o estado possuía cerca de 2,4 milhões de eleitores, sendo que 1,3 milhões se concentram na capital. O número de filiados a partidos políticos, no entanto, equivale apenas a 11% do total de eleitores. Cerca de 266 mil habitantes são filiados a um dos 32 partidos políticos com diretório no Amazonas.

A estratificação dos filiados a legendas partidárias demonstrou que os jovens entre 16 e 17 anos são os de menor número. Representam 0,07 % com 186 integrantes. As mulheres equivalem a 46% dos filiados, com cerca de 122 mil inscritas. Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas últimas eleições municipais realizadas no ano passado, 32,2% das candidaturas registradas no Amazonas eram de mulheres. Do total de 10.333 pessoas que disputaram as eleições, 7.002 eram candidatos e 3.331 candidatas.

Mesmo os partidos políticos cumprindo a lei eleitoral que determina 30% de candidaturas femininas em cada eleição, o número de mulheres ainda é reduzido na política amazonense. Na Câmara Municipal de Manaus, em 2020, dos 41 vereadores eleitos, apenas quatro foram mulheres.

“O PROS ocupa a 22ª posição entre os partidos políticos com maior número de filiados no Amazonas. Ao analisar os números percebemos que ainda há um potencial enorme a ser explorado, principalmente, entre a juventude. Nossa captação de novos integrantes irá focar nas pessoas que tem projetos para melhorar o dia a dia do amazonense assim como em nomes que tem expressiva votação em eleições anteriores, mas que ainda não conseguiram se eleger”, explicou o secretário geral do PROS, Ângelo Reis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *