O temporal acompanhado de forte vendaval que se abateu sobre a cidade de Manaus por aproximadamente 30 minutos, na tarde desta sexta-feira (12), com ventos e descargas atmosféricas, derrubou árvores e outros objetos sobre sobre a rede elétrica. De acordo com a Eletrobras Amazonas Energia, o fornecimento de energia foi prejudicado.
Em uma das ocorrências, na avenida Constantino Néry, zona Centro Oeste, por causa do vendaval, o fio da linha de alta tensão caiu sobre dois carros, incendiando os veículos. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM), que atendeu a ocorrência, o primeiro, um Wolkasvagem Gol vermelho, de placas JXN 5712, de propriedade do Sr. Edilson Araújo Monteiro, teve perda parcial; o outro, um Ford Fiesta preto, de placas JZV 0386, de propriedade do Sr. Bernard Oliveira de Araújo, teve perda total.
Ainda segundo a Amazonas Energia, o vendaval ocasionou vários transtornos, obrigando as equipes de manutenção da concessionária a fazerem uma série de intervenções na rede de distribuição.
Segundo a empresa, o Plano de Contingência foi acionado imediatamente, aumentando o número de equipes de emergência de 33 para 56, com o objetivo de dar agilidade ao restabelecimento do serviço.
Ainda segundo a empresa, durante o temporal, houve 180 pontos afetados e, mesmo com a imediata atuação das equipes, para o restabelecimento da rede, cerca de 91 ainda estão desligados.
A concessionária alerta que, no caso de qualquer ocorrência na rede de distribuição, é necessário que o consumidor entre em contato com a empresa por meio do Call Center (0800-701-3001) informando o número de seu código único (número que consta na fatura de energia elétrica) para viabilizar o atendimento.