Temporada de cruzeiros pode ser prejudicada pela sujeira, na área do porto de Manaus, alerta Sindicato dos Guias do Amazonas

Com informações de Marcos Pontes

06/06/13 – As imagens da orla e do centro comercial de Manaus têm decepcionado, cada vez mais, os turistas que visitam a capital do Amazonas, nos cruzeiros turísticos. A afirmação é do diretor do Sindicato de Guias de Turismo do Estado do Amazonas, Ananias Correa dos Santos. Ele conta que a área que mais preocupa é o entorno do Mercado Adolpho Lisboa.

“No domingo, eu estava com um grupo de turistas estrangeiros e, quando eu quis cruzar pela lateral do mercado, para sair na feira da “Manaus Moderna”, já não deu, ali na Barão de São Domingos, até porque, não tinha acesso. Não dava como. Cheio de carros de peixe, peixe jogado em cima de papelão, cheiro verde pelas laterais da rua. Não tinha como! Então, aquilo, para visitantes que vem dos Estados Unidos, da Europa, é tipo assim uma lixeira! Eu fique até com ‘vergonha’. Era para eu ter evitado a passagem por ali! Isso não vem de hoje. É antigo. A poluição é geral, desde o porto de São Raimundo, com aquele lixo flutuando. Quando é época dos cruzeiros, pior ainda! A gente fica só olhando e confirmando para o turista. Fazer o que! A gente passa por essa situação constrangedora, toda vez que a gente está com turistas,  especialmente nessa área do mercado.”

Outra preocupação do diretor do Sindicato de Guias de Turismo do Estado do Amazonas, é que as impressões que os turistas levam da cidade para o resto do Mundo não são as melhores.

“Eles comparam a frente de Manaus à África, onde a paisagem dos igarapés é cheia de detritos plásticos. Segundo eles, que viagem muito, a comparação é com algumas regiões da África, onde não existe limpeza, cuidados dos órgãos governamentais. É muito chato p’ra gente! Muito ruim, mesmo!”

De acordo com Ananias, empresas de turismo que operam em Manaus já estão retirando a capital do Amazonas da rota de visitas e isso começa a prejudicar a categoria.

“Agora, soubemos que, para essa temporada, a partir do mês de setembro, quando começa a temporada dos cruzeiros, vários cruzeiros já cancelaram a vinda para Manaus!”

Por meio de nota, a Amazonastur anuncia que, dois meses antes da chegada dos cruzeiros, articula um Plano de Ação, no qual cada Órgão executa as tarefas, de acordo com a sua competência, para evitar desconforto aos turistas.

Sobre o lixo na orla da cidade, a Prefeitura vem fazendo um esforço para melhorar a limpeza do local, embora seja um trabalho que tem de ser constante, visto que muitas pessoas poluem a orla, diariamente.

Segundo a Amazonastur, o lixo nunca foi fator impeditivo para que o turista de cruzeiros venha a Manaus. Ele é um dos problemas apontados, assim como o transporte público, o trânsito e a sinalização turística da cidade.

O grande problema enfrentado atualmente, segundo órgão estadual de turismo, é a poluição visual do Centro Histórico e a falta de calçadas para a circulação dos turistas.

A prefeitura, por meio da Secretaria de Requalificação do Centro (Semex) anunciou que começou, nesta quinta-feira (6), uma série de obras de infraestrutura urbana na região do antigo bairro de São Vicente. O trabalho faz parte do projeto de reordenamento da área, numa ação integrada com a secretaria de Infraestrutura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *