Tecnologia de ponta é aliada no tratamento de safena

Manaus já conta com o que há de mais moderno em relação ao tratamento safenas doentes, que são as principais veias do sistema venoso superficial e para onde drenam todas as pequenas veias colaterais. O que até pouco tempo era feito somente através do método stripping, que é o processo de arrancar a safena, agora pode ser realizado pelo procedimento de EVLT, que é a passagem de um fino cateter que conduz o laser por dentro das veias guiados por ultrassom.

Dentre muitas vantagens da utilização da técnica, está o menor risco de complicações, visto que não existe a necessidade de utilização de anestesia geral ou raquianestesia, o retorno mais rápido às atividades, que pode ser no máximo em três dias e a melhora imediata na qualidade de vida do paciente.

O processo é feito em ambiente ambulatorial e em Manaus é realizado no Instituto Cardiovascular, no Edifício The Office. Segundo a médica cirurgiã vascular, Fabiana Lo Presti, o laser endovenoso veio para transformar o tratamento das safenas doentes. “Todo o processo é realizado sem nenhum corte e apenas com as punções guiadas pelo ultrassom. Além de oferecer um excelente resultado, a técnica não deixa cicatrizes e possibilita o retorno das atividades em pouquíssimo tempo”, explicou.

Segundo a médica cirurgiã vascular, Fabiana Lo Presti, o laser endovenoso veio para transformar o tratamento das safenas doentes – Foto: assessoria de imprensa

No Procedimento

O laser utilizado atua veias safenas doentes e sua energia é transmitida diretamente para a parede da veia. Assim, a luz do laser provocará coagulação dentro desta veia e o calor causará lesões apenas das células internas. Dessa maneira, ocorre a cicatrização da parede venosa, causando a sua inativação definitivamente. A ação do laser no interior da luz do vaso, bem controlada, é homogênea e limitada, e a sua pouca penetração resulta em menor dano aos tecidos vizinhos, preservando as estruturas ao redor da veia.

A possibilidade de a luz do laser atingir outros tecidos senão os que precisam ser tratados são mínimas, assegurando assim total confiabilidade do procedimento.

 

Mais informações sobre o procedimento podem ser obtidas diretamente no Instituto Cardiovascular, através do perfil no instagram @drafabianalopresti ou pelo número (92) 3584-5999 e no site www.icvmanaus.com.br.

Fabiana é Médica formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com residência em Cirurgia Geral pelo Hospital Piedade Rio de Janeiro, residência em Cirurgia Vascular pelo Hospital de Força Aérea do Galeão Rio de Janeiro, com título de Especialista em Cirurgia Vascular pela SBACV/AMB e Título de Especialista em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular pela SBACV/ AMB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *