Centros Móveis (CICC’s) são testados, durante operações integradas, no fim de semana

CICC FRONTEIRA- TESTE- 5
Os Centros Integrados de Comando e Controle Móvel (CICCs), que serão enviados para os municípios do Interior do Estado, localizados em região de fronteira com outros países ou divisas, foram testados, neste final de semana, pela Secretaria da Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
CICC FRONTEIRA- TESTE3
Os veículos são adaptados com tecnologia embarcada e serão encaminhados aos municípios de Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira e Boca do Acre, por meio da Estratégia de Fronteira do Governo do Estado do Amazonas (Esfron). Durante as operações integradas de Corpus Christi e Marcha pra Jesus, os CICCs foram utilizados para monitoramento das ações e ainda do público presente.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Sérgio Fontes, os CICCs fazem parte dos investimentos do Estado no Sistema Integrado de Comando e Controle. “Futuramente, podemos estar ligados com esses municípios por meio dos Centros Integrados, que darão suporte para as polícias, no combate a criminalidade nessas localidades”, disse o secretário.

Ele destacou que a SSP realizou um treinamento prático e teórico para Policiais Civis e Militares que vão operar os CICCs nos municípios. “Essa fase de testes é importante no processo que antecede o envio desses sistemas de controle móvel para os municípios, como forma de garantir a eficácia deles quando forem utilizados”, disse.

Tecnologia – Cada veículo é equipado com quatro câmeras fixas instaladas nas laterais externas da unidade e duas câmeras instaladas nas extremidades internas da unidade móvel. Os ônibus possuem espaço para operadores, motorista e passageiros, sendo equipados com sistema inteligente e gerencial com tela touch screen, num ambiente de videomonitoramento. A capacidade de armazenamento de imagens desses veículos é de 60 dias. Os CICCs possuem também um mastro telescópio, com içamento de oito metros acima do teto da unidade móvel.

O secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada da SSP-AM, Dan Câmara, explica que o processo de planejamento integrado desenvolvido para os Grandes Eventos Religiosos, que mobilizaram milhares de fiéis e simpatizantes neste feriado, contou com a participação de 25 a 30 órgãos das esferas de governo estadual e municipal. Segundo ele, o Sistema Integrado de Comando e Controle da SSP foi ativado para garantir a coordenação integrada e a segurança e proteção dos participantes, garantindo a fluidez do trânsito e o menor impacto na mobilidade urbana da cidade.

Dan Câmara ressaltou que esta foi a primeira edição do evento Corpus Christi que recebeu ação integrada, sendo coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC). “Este ano a Arquidiocese de Manaus nos convidou para executarmos um planejamento de segurança para o evento, que foi um sucesso no sentido de não ter ocorrências durante toda a programação”.

Para a Marcha para Jesus, ele explicou que foi a segunda vez que o CICC coordenou as ações integradas no evento organizado pela Ordem dos Ministros Evangélicos do Amazonas (OMEAM). Para ambos os eventos, Dan Câmara disse que o projeto foi diferenciado, adotando medidas que evitassem acidentes. “Foi feito uma análise das ruas e vias que os fiéis passavam, decidindo por evitar ladeiras e também organizar para que os participantes não ficassem atrás dos carros de som os quais foram todos checados”, explica Dan Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *