SSP-AM registra 19 prisões por latrocínio no trimestre

De janeiro a março deste ano foram registradas 19 prisões por latrocínio, cerca de 69% do quantitativo total de prisões realizadas em todo o ano de 2015, segundo informações divulgadas na última quarta-feira, 6 de abril, pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

O secretário de Segurança pública, Sérgio Fontes, destaca que as polícias civil e militar estão trabalhando para prevenir e solucionar os casos de latrocínio registrados. “O trabalho no combate a esses crimes contra a vida tem sido constante, tanto que os resultados já estão aparecendo, no caso dos homicídios, que estamos conseguindo reduzir. Diariamente, a Polícia Militar está nas ruas, apreendendo armas e prendendo infratores. E a Polícia Civil tem encontrado os autores”.

Sérgio Fontes destacou que os casos de latrocínio são considerados isolados e que os crimes de oportunidades tendem a aumentar por conta do período de crise econômica. “É importante lembrar que as vítimas não devem reagir aos assaltos de maneira pensada a impedir a ação criminosa em andamento, infelizmente, a maioria das vitimas tem reações involuntárias pela natureza do fato”, disse.

Investigações em andamento – O titular da Derfd, Delegado Adriano Félix, relata que as equipes de investigação tem trabalhado diariamente para elucidar esses crimes. “Estamos todos empenhados em identificar e prender os autores dos latrocínios. Reforçamos ainda, o pedido a população para que não reaja aos assaltos e entre em contato com a polícia o mais rápido possível” ressalta.

De acordo com o secretário executivo adjunto de Operações Integradas da SSP-AM, Orlando Amaral, um dos principais motivos que levam um crime de roubo a se tornar um latrocínio é a reação da vitima. “O bandido quando vai roubar não tem, na maioria das vezes, a intenção de matar, ele não quer ter que responder por mais um crime. O que ocorre é que situações inesperadas acabam por motivar a reação do criminoso”.

Crimes contra a vida – Desde o ano passado, a SSP-AM, com apoio dos órgãos de Segurança (Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Transito do Amazonas (Detran-AM) e Departamento de Polícia-Técnico-Científica do Amazonas- DPTC-AM) tem realizado ações específicas para combater e prevenir os crimes violentos contra a vida, dentre eles homicídios e latrocínios.

No primeiro trimestre de 2016 (janeiro, fevereiro e março), a SSP-AM já registrou a redução de 7% nos casos de homicídios. Em Março, o número de homicídios reduziu 17%. No período, foram registrados 57 casos, 12 a menos que março de 2015.

De acordo com a SSP-AM, é o segundo mês de queda nos homicídios da cidade, além da redução na taxa de crescimento em janeiro. Em fevereiro, a redução foi de 15%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *