SSP-AM divulga registro de apreensão de quase 3 toneladas de drogas e anuncia redução de crimes em Manaus

As ações de combate ao tráfico de drogas realizadas pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Polícia Militar e Polícia Civil, já resultaram, neste ano, na apreensão de quase 3 toneladas de drogas em todo Estado, sendo a maior parte em Manaus.

De janeiro até a última quarta-feira (25), a SSP-AM registrada 2.943,65 toneladas apreendidas, quantidade superior ao mesmo período do ano passado. “Nossa prioridade enquanto sistema de Segurança, não é apreender droga, mas isso tem sido necessário para combater o crime organizado, que utiliza os recursos da venda de drogas para fomentar outros crimes”, disse o secretário.

Sérgio-Fontes

A última apreensão ocorreu na terça-feira à noite, quando aproximadamente 150 quilos de drogas do tipo ‘skank’ foram apreendidos com três homens na avenida Torquato Tapajós, zona Oeste, em ação coordenada pela Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai) da SSP-AM, com apoio de integrantes do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) da Polícia Civil.
Sérgio Fontes destaca que neste ano, a expectativa não é superior o recorde de mais de 10 toneladas apreendidas no ano passado, marca superior a somatória dos últimos dez anos. “As quadrilhas modificam sua forma de atuação e nossas estratégias também precisam ser modificadas. O combate intenso ao tráfico tem resultado também na redução dos homicídios”, disse o secretário.

Tráfico e homicídios

Desde janeiro até maio, os homicídios na capital reduziram 18%, comparado ao mesmo período de 2015. “Além da redução expressiva de número de pessoas que deixam de ser mortas, os dados mostram uma queda consolidada de crimes contra a vida, o que é muito importante na história da nossa capital que há dez anos só via os homicídios aumentarem”, disse Sérgio Fontes.

Desde o ano passado, o combate aos crimes contra a vida tem ganhado estratégias diferenciadas e integradas. “A Polícia Militar vem reforçando o patrulhamento ostensivo diário, além de operações específicas em áreas de grande periculosidade. Esse trabalho, somado a intensificação das investigações da Polícia Civil e cumprimento de mandados e prisões de homicidas, tem surtido resultados positivos”, enfatiza o secretário de Segurança Pública.

Segurança na fronteira – O combate ao tráfico de drogas ganhou reforço na fronteira do Estado por meio da ‘Base Anzol’ e ‘Base Garatéia’, posicionadas respectivamente, nos municípios de Tabatinga e Santo Antônio do Içá. Nas duas bases são realizadas constantemente vistorias nas embarcações que trafegam pelo rio Solimões, para seja bloqueada a entrada de entorpecentes e mercadorias.

Redução de crimes

Com policiamento ostensivo focado em áreas de “manchas criminais”, a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) anunciaram nesta quarta-feira (25), a redução de crimes em Manaus, após a operação ‘Impacto’, iniciada na semana passada.

Desde a última quinta-feira (19), quando iniciou a operação, até esta segunda-feira (23), as ocorrências reduziram cerca de 16% em toda a cidade, se comparado com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Secretária de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Desde janeiro até o mês de maio, a SSP-AM já registra queda de 18% nos homicídios na capital.

Em quatro dias da operação, houve redução de 23% nos crimes de homicídios; as ocorrências de latrocínios caíram 100%; de furtos reduziram 30% e roubo 8%.

Segurança nos municípios – Além da capital, a segunda fase da operação “Impacto” também está sendo levada aos 61 municípios do interior do Estado, por meio da ação ‘Sucuri’, conforme explica o comandante-geral da PM em exercício, Rubens de Sá. “O propósito é estrangular a criminalidade nos municípios e intensificar as ações de repressão e prevenção. Temos equipes policiais em pontos do interior consideradas ‘rotas de fuga’. Locais que são usadas como ponte para o tráfico de drogas, por exemplo”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *