SSP-AM divulga balanço do número de homicídios e índice de roubos seguidos de morte

Secretaria de Segurança Pública divulga balanço com redução de 13% nos índices de homicídios, mas aumento no número de roubos seguidos de morte.

FOTO: VALDO LEÃO/SECOM

O Secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, divulgou na manhã desta segunda-feira (16) , na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP), situada em um shopping da zona Norte da cidade, o balanço dos índices de homicídios na capital amazonense que apresentou redução de 13% no período de janeiro a abril, em comparação com o mesmo período de 2015. Na ocasião foi registrada a redução nesse tipo de crime na capital e ainda a prisão de 102 pessoas envolvidas nos assassinatos.

Em contrapartida, o mesmo balanço apresentado pela Secretaria de Segurança Pública também aponta crescimento no número de latrocínios em Manaus, roubos seguidos de morte.

Segundo o secretário Sérgio Fontes, há uma série de fatores que influenciam no cenário no índice negativo.

O Comandante Geral em Exercício da Polícia Militar, Coronel Rubens de Sá, afirmou que para diminuir os índices de criminalidade, áreas perigosas da cidade já foram mapeadas com o intuito de receberem uma atenção especial no patrulhamento ostensivo.

“As manchas criminais mudam e o policiamento precisa acompanhar essas mudanças. Estamos agora concluindo esse levantamento para direcionar o policiamento ostensivo para essas novas áreas”, disse.

De acordo com o levantamento da SSP, entre os bairros mais perigosos da capital amazonense, estão; Terra Nova, Tancredo Neves, Cidade Nova e Compensa.

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, afirma que a redução dos crimes contra a vida é resultado de ações estratégicas integradas dos órgãos de segurança (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran-AM e Departamento de Polícia Técnico-Científica)  que visam reduzir os crimes contra a vida, o que não ocorria nos últimos dez anos, quando os assassinatos aumentavam ano a ano.

Em fevereiro, a redução foi de 15%; em março 17% e em abril 30%. “A capital vinha numa curva ascendente nos casos de homicídios, aumentando em mais de 100% nos últimos dez anos. Os novos números mostram uma redução histórica e consolidada”, disse.

Sérgio Fontes ressaltou dentre as estratégias estão as apreensões de armas de fogo. “Só esse ano já apreendemos 253 revolveres, 31% a mais em comparação com o mesmo período do ano passado”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *