SSP-AM admite que mais de 400 assaltos a ônibus foram registrados só este ano, em Manaus, e apenas 44 suspeitos foram presos

NDM_POA_ASSALTO_ONIBUSmp4_853x480
A ambulante Mara Lima afirma que já presenciou vários assaltos a ônibus. Segundo ela, em todos, os bandidos foram violentos.

Mas ela não é a única ‘privilegiada’. Na noite da segunda-feira (04), três homens entraram armados no ônibus da linha 640. Eles teriam forçado o motorista a desviar a rota para o Rio Piorini, na zona Norte da cidade, e, para sorte dos passageiros, foi justamente durante uma abordagem policial que os suspeitos foram presos. Houve troca de tiros e um deles acabou ferido.

Segundo o sindicato das empresas de transportes de passageiros do amazonas (SINETRAN), só este ano, foram registrados 414 casos de assaltos a ônibus, na capital do Estado, 46 % a mais do que no mesmo período do ano passado. Desses casos, a maioria não foi solucionada.

A Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-AM) confirma que apenas 44 pessoas foram presas. E o pior: a ação dos criminosos não pôde ser evitada. Segundo o secretário da Segurança Pública, delegado federal Sérgio Fontes, o motivo foi a falta de ronda policial na cidade.

Segundo Fontes, até o fim deste mês, 700 viaturas de polícia serão entregues. Para o sub comandante da PM-AM, coronel Antônio Scorsio, passageiros, motoristas e cobradores podem ajudar no trabalho da polícia. Ainda de acordo com a SSP-AM, os crimes têm relação com o tráfico de drogas na cidade.

Para ajudar no combate ao tráfico nas áreas de entradas de entorpecentes e três ônibus equipados com câmeras vão reforçar os trabalhos nas fronteiras. Segundo a SSP-AM, o investimento é de mais de R$ 2 milhões. Enquanto isso, no dia a dia das ruas, os usuários do transporte coletivo – cidadãos, eleitores e contribuintes – enfrentam a violência da melhor forma possível, para não correr riscos: de boca fechada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *