Soufflé de Bodó Company lança ‘Jandira Theater Move’ nas plataformas digitais

Nesta quarta-feira (21/04), a Soufflé de Bodó Company abre as portas do “Jandira Theater Move” para apresentar o primeiro teatro contêiner itinerante da região norte nas plataformas digitais. A programação traz a palestra “A gestão de circulações artísticas não institucionalizadas” e os espetáculos “Herói” e “Box Voyage: lécher – lambe e Tikuna – Objetivo Cinético”, que vão ser exibidos no Youtube e no Instagram (@souffledebodo).

O projeto “Box Voyage” foi contemplado pelo Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2019 e Edital Sesc Residência 2020. Já o “Jandira Theater Move” foi contemplado no Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), por meio da Lei nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc.

Segundo Francis Madson, que divide a direção da companhia com Denis Carvalho, o “Jandira Theater Move” é uma iniciativa que carrega para além do espaço criativo, ações exclusivas da Soufflé de Bodó Company. Ele conta que a proposta do teatro contêiner, de 45m² e capacidade para 22 lugares, é circular com espetáculos por diferentes espaços do Estados, no entanto, por conta da pandemia de Covid-19, a companhia adaptou o projeto para o ambiente virtual.

“Queremos ocupar praças com espetáculos assim que for possível e seguro, é uma ação singular que nunca aconteceu na história do teatro amazonense”, afirma o diretor. “A Soufflé sempre pensa em ações que sejam criativas e revolucionárias”.

Programação

No dia 21, a partir das 19h, a estreia do projeto acontece com a palestra “A gestão de circulações artísticas não institucionalizadas”, que vai compartilhar a experiência da companhia em gerenciar projetos de circulação, como SESC 52, Circulação de Guerrilha, Palco Giratório, Kombi – Soufflé.

No dia 22, quinta-feira, às 17h, é a vez de “Box Voyage: lécher – lambe e Tikuna – Objetivo Cinético”, que evidencia o Teatro Lambe-Lambe, também conhecido como Teatro de Miniaturas, e vai contar duas histórias, o mito da criação Tikuna e os peixes sarapós.

“Escolhemos duas histórias indígenas e transformamos em micro espetáculos documentários numa experiência do Teatro Lambe-Lambe com o audiovisual”, comenta Madson. “O resultado vai ser apresentado para sociedade como ação cultural”.

Além de Madson, que assina a direção, iluminação e figurino, a ficha técnica traz para cena os atores Denis Carvalho e Kindson Cruz, que são responsáveis, respectivamente, pela produção e assistência de produção. O texto é uma adaptação grupo.

No dia 23, sexta-feira, às 17h, tem o espetáculo “Herói”, um monólogo que fala sobre a infância de um menino, que é um boneco de neve e perde a família porque os pais derretem. Ele é o único que não derrete porque tem uma deficiência.

“A história propõe uma reflexão de como nós olhamos a imagem de um determinado momento da vida, conta uma trajetória de vida, um espaço-tempo”, adianta o diretor.

Neste trabalho, Madson vem na concepção do texto, direção, figurino e iluminação enquanto Denis está em cena e na produção. Já Klindson Cruz assina a assistência de produção.

Jandira Theater Move – O nome do teatro contêiner itinerante foi inspirado na comunidade Jandira, no município de Iranduba, para onde a Soufflé de Bodó Company também atua na sua sede fixa, à beira do rio Solimões, com espetáculos do repertório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *