SMTU vai ‘apertar’ fiscalização contra ônibus executivos irregulares

17/01/13 – Dois veículos do sistema de transporte executivo foram apreendidos, na manhã desta quinta-feira, durante uma ação de fiscalização da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), na Avenida Torquato Tapajós, zona Oeste de Manaus.

De acordo com a chefe de fiscalização da SMTU, Claudete Sampaio, foi uma ação apenas de orientação, devido ao aumento do número de reclamações contra os executivos.

Segundo Claudete, o maior número de reclamações é por causa da superlotação dos executivos, modalidade programada para dar conforto aos usuários. “As reclamações são principalmente sobre superlotação. Essa operação é de orientação, mas dois veículos tiveram de ser apreendidos, tendo em vista termos encontrados dois motorisas sem os documentos de porte obrigatório como habilitação.”

“Estamos cobrando, também, a retirada daquela cortina que eles usam, a retirada da película escura e a troca de pneus, já que, a maioria está rodando com pneus ‘carecas, no ferro’, então, eles estão sendo autuados e multados”, alertou.

Claudete orientou que o passageiro não deve pagar o valor cobrado, se não tiver conforto. “A gente está pedido ao usuário p’ra que eles não paguem R$ 4,20 para viajar em pé, porque isso justifica andar sem conforto para chegar mais rápido ao seu destino. O usuário tem de viajar com conforto. Ele está pagando R$ 4,20 p’ra isso!”

E alertou: “A partir de segunda-feira (21), a operação será todos os dias. E aí será para autuar e recolher todos os veículos irregulares.”

Durante a operação, vários ônibus executivos furaram o bloqueio da SMTU, mas a numeração desses veículos foi anotada pelos fiscais, para providências posteriores.

(CS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *