A primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de 2016, vai oferecer 228 mil vagas, em todo o país. As oportunidades estão distribuídas em 131 instituições de ensino superior, e as inscrições podem ser feitas a partir do dia 11 de janeiro. O prazo máximo é no dia 14 às 11 e 59 da noite.
Para fazer o cadastro, o candidato deverá ter participado da edição de 2015 do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e ter tirado nota maior que zero na redação. O resultado do Enem vai ser divulgado no dia oito de janeiro, no site do ministério da Educação.
O candidato pode se inscrever em até duas opções de vaga e deve colocá-las em ordem de preferência, instituição, local de oferta, curso e turno. O sistema vai indicar as notas de corte de cada curso ao estudante e assim ele pode alterar as opções de acordo com a própria nota, até o último dia de inscrição.
Além disso, o Sisu também conta com o Sistema de Cotas. O resultado vai ser divulgado no dia 18 de janeiro. Os candidatos que forem selecionados precisam fazer a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os não selecionados podem aguardar a lista de espera, entre 18 a 29 do mesmo mês.
O Sisu é um sistema do ministério da Educação, que permite que alunos consigam vagas em instituições públicas de ensino superior, por meio do Enem. Para mais informações, acesse: www.mec.gov.br.

