Sine Manaus presta mais de 82 mil atendimentos em quatro meses

O Sine Manaus realizou mais de 82 mil atendimentos entre os vários serviços que oferece à população, no período de janeiro a abril de 2016 batendo um novo recorde, apesar da crise. No dia 1º de maio, data comemorativa ao Dia do Trabalhador, o órgão já havia batido outro recorde, com 2,2 mil pessoas atendidas em um único dia.

O balanço quadrimestral abrange as unidades do Centro e da Cidade Nova, na zona Norte, e foi divulgado neste fim de semana pelo Sine Manaus, que é administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio de convênio federal firmado entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad).

As atividades listadas correspondem a pessoas inscritas, vagas ofertadas, encaminhamentos, número de colocados, habilitados ao Seguro-Desemprego e outros serviços. O  total de inscritos foi de 10,9 mil, as vagas ofertadas chegaram a 3 mil e o número de encaminhamentos a 5,6 mil.

Os números são considerados positivos pelo diretor do Sine Manaus, Murilo Cunha, mesmo com as habilitações do Seguro Desemprego, que alcançaram 18,8 mil trabalhadores no período. O serviço também representa um benefício e até ganhou preenchimento digital, há pouco mais de um ano, por meio do convênio, com o objetivo de diminuir a espera nos dois postos de atendimento. Basta o beneficiário usar o Portal Mais Emprego para efetuar o preenchimento e envio do requerimento do documento.

 

“Provavelmente temos o maior público de todos os tempos, com vinte mil pessoas por mês, que representam o retorno do trabalhador ao Sine Manaus, até pelo fato de termos um aumento também no número de vagas oferecidas”, comparou Murilo Cunha.

 

Os serviços gratuitos disponibilizados pelo Sine Manaus visam à melhoria das condições de colocação, permanência ou recolocação do trabalhador no mercado de trabalho. O trabalhador ainda pode optar por uma vaga oferecida no perfil dele, até mesmo no momento em que é atendido no quesito Seguro Desemprego.

 

Mutirão

Além do atendimento diário, entre as ações do Sine Manaus que contribuíram para os números dos quatro primeiros meses do ano estão as 304 vagas oferecidas em março (Quinta-feira Santa) por uma empresa nacional do ramo de supermercados; o mutirão alusivo ao Dia do Trabalhador, realizado em 29 de abril; e a ação de cidadania, concretizada no dia posterior, na zona Norte.

Na capital, o Sine Manaus atua nas áreas de cadastro dos trabalhadores; orientação; intermediação de mão-de-obra; atendimento a Pessoas com Deficiência (PCD); qualificação profissional; telecentro; Seguro-Desemprego Formal; Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal e emissão de Carteira Profissional (CTPS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *