SINDUSCON-AM celebra 40 anos com homenagens, palestras e lançamento do novo site

-(fotos: Ricardo Machado/Divulgação) -O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (SINDUSCON-AM) promoveu, na noite desta terça-feira (25), evento em alusão aos 40 anos da entidade. A programação, prestigiada por cerca de cem pessoas, contou com homenagens, palestras e o lançamento do novo site da instituição.
Durante discurso, o presidente do SINDUSCON-AM, Frank Souza, lembrou a gestão dos sete ex-presidentes, dois deles já falecidos.
“Ao longo desses 40 anos, tivemos muitas conquistas, nas mais diversas áreas em que atuamos: trabalhista, legislação ambiental, normas técnicas, inovação, expansão do mercado imobiliário e no estreitamento de relacionamentos com entidades bancárias e o poder público”, destacou.
O sindicato homenageou a assistente social Alair de Souza Paula, superintendente do Serviço Social da Indústria da Construção Civil de Manaus (SECONCI Manaus), braço social do SINDUSCON-AM. Dona Alair, como é conhecida, começou a trabalhar na entidade como auxiliar administrativo, em 1992. Nos 27 anos da instituição, também já foi assistente social e diretora administrativa, desenvolvendo projetos voltados à saúde e cidadania dos trabalhadores da construção e seus familiares.
“Posso destacar o trabalho feito diretamente no canteiro de obras. É muito gratificante levar conhecimento para os trabalhadores, observar que, durante esses anos, houve mudanças, crescimento, aprendizado, no sentido da prevenção da saúde deles e da família”, disse.
A J. Nasser Engenharia Ltda., que assim como o SINDUSCON-AM celebra 40 anos em 2019, foi homenageada pelas obras realizadas em Manaus e no interior do Amazonas. Genuinamente amazonense, a empresa tem em seu portfólio prédios, viadutos, parques ecológicos, entre outras obras.
José Nasser, que presidiu o SINDUSCON-AM de 1991 a 1997, destacou a atuação em diferentes segmentos da construção e fez agradecimentos.
“Tenho orgulho de ter, na empresa, trabalhador com 85 anos, um armador, que nunca quis ser promovido. Eu tenho orgulho de ter engenheiros e técnicos com mais de 30 anos dentro da empresa. Eu agradeço todos os nossos colaboradores diretos e indiretos, que ao longo desses anos, me ajudaram a fazer uma parte dessa ‘obra’. Muito nos orgulha participar, tanto de obras residenciais como comerciais e industriais. Hoje, nós estamos labutando na parte de infraestrutura, tendo orgulho de participar da transformação do sistema viário de Manaus. Eu acho que tive muita sorte por, ainda nos meus 74 anos, ter saúde para enfrentar sol e chuva, o dia a dia da construção civil. Me sinto bem fazendo isso”, disse o engenheiro civil, que fundou a empresa no dia 28 de dezembro de 1979.
Novo site
Durante a programação, houve lançamento do novo site do sindicato: http://sinduscon-am.org.br. A plataforma reúne informações e oportunidades para clientes e empresários da construção civil. Uma novidade é o ‘Balcão de Negócios’, espaço reservado aos usuários que desejam solicitar orçamentos ou outras informações das empresas associadas ao SINDUSCON-AM.
Pessoas interessadas em trabalhar na construção civil também podem enviar seus dados e anexar currículos. “Temos usado as novas mídias – WhatsApp, Instagram, Facebook e o novo site – para melhorar o relacionamento com os nossos associados e a população em geral, trazendo os contatos para a atualidade, que exige uma comunicação mais rápida e ao mesmo tempo assertiva”, destacou o presidente do sindicato.
Inovação e tendências de moradia
O evento contou com duas palestras. Roberto de Medeiros Junior, do Senai Nacional, abordou a Indústria 4.0 e os impactos na construção civil.
“Estamos falando em novos materiais que poderão agregar mais valor no produto da construção civil. Estamos falando de Internet das Coisas [IoT] indo para a casa, e essa casa conversando com outras casas dentro de um sistema de Smart City. Estamos falando de um impacto diretamente no produto final: na casa, no apartamento, na construção civil como um todo, e em todo o processo produtivo, trabalhando processos mais inteligentes e enxutos, redução de custos e resíduos”, disse.
A segunda palestra abordou as novas tendências do mercado imobiliário.
“Temos visto que a digitalização da moradia é a principal tendência para a nova década. Obviamente, o enxugamento das metragens já é evidente em vários mercados. A procura dos consumidores está focada em imóveis de menor metragem, seja lote, seja apartamento. Mas, o que desponta como diferencial são as ‘tecnologias embarcadas’ nos imóveis, não só as construtivas, mas também as de uso do dia a dia. Uso da Internet das Coisas, por exemplo nos imóveis. Até quando precisaremos de uma portaria 24 horas, por exemplo? Poderemos usar tecnologia de QR Code para entrar nos empreendimentos, ou travas biométricas. A gente já tem visto isso. Não é algo projetado. Isso ficará mais acentuado, seguramente, daqui para frente”, afirmou o palestrante Guilherme Werner, da Brain Consultoria.
Autoridades e representantes de entidades prestigiaram o evento, entre elas, o deputado estadual Adjuto Afonso, que estava representando o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Josué Neto. “Sabemos o quanto a construção civil é importante. Quando alguém fala em crise, a primeira coisa que se fala é na construção civil. Se reativar a construção, os empregos começam a surgir. Por isso que o sindicato está há 40 anos prestando esse grande serviço, no Amazonas”, disse Adjuto Afonso, adiantando que o SINDUSCON-AM será homenageado na Assembleia.
O vice-presidente do Conselho de desenvolvimento econômico, sustentável e estratégico de Manaus (CODESE Manaus), Romero Reis, lembrou que o sindicato, junto com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário no Estado do Amazonas (ADEMI-AM), lançou o projeto O Futuro da Minha Cidade (FMC), na capital. O programa, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), está sendo desenvolvido em mais de 20 cidades do país .
“A construção civil é um segmento importantíssimo na economia brasileira, 10% da cadeia produtiva, e o SINDUSCON-AM tem muitas dessas contribuições. Uma delas e ter trazido para Manaus o projeto O Futuro da Minha Cidade, que atua através do Conselho de desenvolvimento econômico, sustentável e estratégico de Manaus [CODESE]. Esse conselho pensa a cidade 20 anos na frente. Semanalmente, os conselheiros se reúnem. Isso é fruto do trabalho do sindicato e da ADEMI-AM. Certamente, dias melhores virão em função desse planejamento detalhado de pessoas que realmente são apaixonadas pela cidade e desejam o seu melhor”, enfatizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *