Simulado faz teste de segurança para passagem da Tocha Olímpica em Manaus

Órgãos de segurança estaduais, federais e municipais realizam o 1º Exercício Simulado para a passagem da Tocha Olímpica em Manaus, na manhã do próximo sábado (11), com o objetivo de validar os protocolos de segurança em casos de incidentes durante a passagem da tocha, planejados e focados para que o evento transcorra sem interrupções.

O planejamento do simulado foi apresentado na manhã desta quinta-feira (9), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado na avenida André Araújo, bairro Aleixo. Na ocasião foi explicado que o treinamento consistirá em uma simulação de acidente de trânsito com vítima fatal e diversos feridos, em um dos trajetos que a tocha irá percorrer na capital.

De acordo com o secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada, coronel Dan Câmara, o simulado tem o objetivo de aprimorar as táticas e técnicas dos órgãos envolvidos no esquema de segurança. “Após definirmos todo o plano da operação ‘Revezamento da Tocha’, nós vamos agora testa-lo na prática. Vamos simular um acidente para que possamos testar nossa capacidade de solução, viabilizando o deslocamento da tocha em tempo oportuno, sem comprometer horário ou qualquer agenda que esteja prevista. Daqui pra frente nós vamos desenvolver diversos exercícios simulados com as várias lideranças que estão envolvidas no esquema de segurança desses eventos olímpicos, para que possamos estar bem alinhados e integrados”, explicou.

Segundo o secretário executivo de Planejamento e Gestão Integrada, coronel Dan Câmara, o exercício está sob a liderança do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM) em uma situação típica de sua atividade-fim. E visa a pronta-resposta em caso de qualquer incidente no momento da condução da tocha.

Ainda de acordo com o coronel Dan Câmara, o sistema de monitoramento, que estará funcionando no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), possibilitará o acompanhamento em tempo real do percurso da tocha. “Foi montada toda uma base de monitoramento do roteiro da tocha, com câmeras, definições de locais vulneráveis, de maior interesse e onde vão ocorrer as trocas de condutores. Por meio desse sistema poderemos acompanhar em tempo real qualquer ocorrência que poderá vir a acontecer, agilizando assim o acionamento dos órgãos de segurança”.

O comandante de Bombeiro da capital, Tenente Coronel Mauro Freire, que está coordenando a operação ‘Olímpiada’ pelo CBM-AM, ressalta que todo o efetivo de pronto-atendimento participará do simulado. “Nosso objetivo é que possamos dar uma resposta positiva ao acionamento feito pelo CICC, por isso, estamos treinando nosso efetivo para agir diante de qualquer acidente ou incidente que aconteça durante os eventos”, concluiu.

Trânsito – Entre 10h e 11h da manhã do sábado, os ônibus que trafegarem pela Torquato Tapajós, no sentido bairro/Centro, terão o itinerário alterado em função da interdição de trecho dessa via para a realização do treinamento.

Durante a interdição, agentes do Manaustrans farão o desvio das linhas de ônibus para a avenida Paulo Jacob (via de acesso ao conjunto Hileia), que, em seguida, retornarão para a avenida Torquato Tapajós, por meio da avenida Santos Dumont (entrada do conjunto Santos Dumont).

 Integração – Além dos órgãos de Segurança do Estado, também participam da operação: Liga Amazonense do Trauma da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e órgãos municipais como Manaustrans, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outros.

Cidade do futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Manaus recebe, no domingo, 19, a Tocha Olímpica – símbolo máximo da maior e milenar disputa esportiva do planeta. Em solo manauara, ela percorrerá um total de, aproximadamente, 39 quilômetros, indo do aeroporto, no Terminal de Cargas, ao Centro Histórico e às zonas Leste e o Oeste, encerrando o dia com uma grande celebração no anfiteatro do Complexo Turístico Ponta Negra. No dia 20, o percurso será pelos principais pontos turísticos do Estado, como o Encontro das Águas e municípios da Região Metropolitana, entre eles, Iranduba e Presidente Figueiredo.

A rota da tocha foi divulgada nesta sexta-feira, 10, pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, durante a abertura de um workshop para validação do planejamento operacional para o revezamento, nos dias 19 e 20 de junho. O evento foi realizado no Les Artistes Café Teatro, Centro, reunindo os órgãos da prefeitura e do Governo do Estado responsáveis pela megaoperação de passagem da tocha pela cidade, sob a coordenação dos comitês organizadores municipal e estadual Manaus 2016.

“Observamos que apenas aqueles pontos turísticos têm sido mostrados pelas outras cidades olímpicas. Nós fizemos questão de mostrar Manaus como ela é, o que ela avançou, de maneira clara e transparente como é o nosso modo de gerir a cidade”, disse o prefeito.

A rota foi apresentada em um vídeo-animação mostrando os três trechos que a tocha percorrerá. O prefeito destacou, ainda, as atividades culturais que serão realizadas na cidade durante a passagem da tocha. “Estou muito feliz com a proximidade dos jogos e com a chegada da chama olímpica na cidade. Quero chamar a população a se envolver nesse espírito e, da mesma forma que na Copa do Mundo, em 2014, receber nossos atletas e visitantes com todo o carinho”, disse o prefeito.

esqpastocha-2

A celebração pública no anfiteatro da Ponta Negra será o ponto alto da passagem da chama pela capital amazonense. A programação terá início às 15h30 com DJ, três atrações locais, além do show dos bumbás de Parintins, Garantido e Caprichoso, que se apresentarão em dois momentos: antes e depois que a tocha acender a Pira Olímpica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *