Sexta-feira de manifestações, trânsito travado e caos para a população de Manaus

A manhã desta sexta-feira de manifestações contra as reformas trabalhista e previdenciária é de caos, no trânsito e no sistema de transporte coletivo de Manaus, com enorme prejuízo para os cidadãos. Quem tente se deslocar para o trabalho, está tendo dificuldades, devido à paralisação dos motoristas rodoviários da capital.

No Centro, ônibus foram parados próximos à área mais nevrálgica da cidade, com o objetivo de impedir a chegada aos locais de comércio. As vias mais afetadas são a Avenida Epaminondas, no Centro, e a Constantino Néry, na zona Centro-Sul.

As manifestações, que ocorrem em pontos estratégicos, geram um trânsito lento, atrapalhando a chegada aos locais para onde as pessoas se deslocam, como trabalho, escola etc. Os pontos mais afetados da cidade são a conhecida Bola da Suframa e a área central da cidade.

Em entrevista à Rede Tiradentes, o prefeito em exercício, Marcos Rotta, criticou a ação dos manifestantes e fez um apulo aos motoristas para que liberem as vias ocupadas por ônibus no Centro da capital.

O sistema de Segurança, por meio da Secretaria da Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e da Polícia Militar (SSP-AM),  acompanha as manifestações com atenção para garantir a integridade da população. Equipes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), tentam garantir a fluência nas vias da capital.

O presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), Wilson Périco, também falou à Rede Tiradentes e lamentou a paralisação. “É um dia triste!” disse.

Para Périco, um pequeno número de sindicalistas, que na verdade estaria protestando contra o fim da contribuição sindical obrigatória,  está causando os tumultos e impedido a chegada dos trabalhadores às fábricas, mas, no geral, segundo o empresário, os trabalhadores que resolveram se deslocar mesmo a pé, alguns até na chuva, estão trabalhando normalmente. O empresário acredita que menos de 1% aderiram à paralisação.

No setor público, Governo do Estado e Prefeitura de Manaus mantêm os expedientes e os servidores trabalham normalmente nas repartições, nesta sexta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *