
As atividades de encerramento da programação da campanha Setembro Verde, alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado hoje, vão até a próxima sexta-feira (30).
Nesta terça-feira (27), está sendo realizado o Dia D de Doação de Órgãos e Tecidos com palestras e distribuição de material educativo na Escola Superior de Ciências da Saúde da UEA (Universidade do Estado do Amazonas) e Faculdade Estácio. Na quarta-feira (28), serão realizadas atividades de sensibilização dos profissionais da área de saúde que atuam nos Prontos-socorros 28 de Agosto e Platão Araújo, Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), Hospital do Coração Francisca Mendes e Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).
Já na quinta (29), será realizada uma palestra de sensibilização voltada para as famílias, no auditório do Instituto Médico Legal (IML).
No encerramento da programação, a acontecer na sexta-feira, uma celebração ecumênica vai reunir profissionais da saúde, familiares de doadores e pacientes beneficiados com o transplante. A celebração será realizada no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM). Segundo a coordenadora do trabalho, Helen Figueiredo, o objetivo é diminuir o número de pessoas no estado, que estão na fila de espera por um órgão.
O Amazonas realiza transplantes de córneas, fígado e rins. O transplante de rim é feito, atualmente, no Hospital Santa Júlia, unidade da rede privada credenciada pelo Ministério da Saúde (MS) para a realização desse tipo de procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
No Brasil, de acordo com o MS, a autorização para a doação de órgãos é concedida pelos familiares. Dessa forma, para que a vontade de doar os órgãos após a morte seja atendida, é importante avisar a família sobre essa decisão e pedir que ela atenda ao desejo.
Apesar do assunto doação de órgãos ainda ser evitado pelas pessoas, a taxa de recusa de famílias para doações, de 41%, conforme dados do MS, é menor que a recusa do primeiro semestre do ano passado, quando a porcentagem era de 57%. Em todo o País, conforme o MS, houve uma taxa de aceitação familiar para transplantes de 56% nesse primeiro semestre.
O levantamento do MS aponta, também, que o Amazonas realizou, no primeiro semestre deste ano, 105 transplantes, resultado dos 16 doadores identificados na região.
