Seminário nacional vai discutir Humanização do SUS, em Manaus

18/03/13 – Quase 150 profissionais de saúde de todos os Estados da região Norte estarão reunidos, na próxima quarta (20) e quinta-feira (21), em Manaus, para participar do Seminário Norte de Humanização. Realizado pelo Ministério da Saúde, como parte da Política Nacional de Humanização do SUS, o evento tem o apoio das Secretarias de Estado e Municipal de Saúde (Susam e Semsa) e acontecerá no Hotel Taj Mahal, a partir das 9h. O seminário vai contar com representantes das secretarias estaduais e municipais de saúde,  trabalhadores, movimentos sociais, usuários do SUS, apoiadores das redes temáticas e estudantes.

De acordo 0 com o Ministério da Saúde, o evento é importante para fortalecer a humanização nos serviços de saúde da região Norte, e dar oportunidade para que os usuários e movimentos sociais participem das discussões em saúde.

A programação terá uma mesa de debates e rodas de conversa em torno de quatro diferentes temas: formação, produção de redes, áreas estratégicas e participação cidadã em saúde. O evento faz parte de uma série de seminários regionais que a PNH vem desenvolvendo, desde o fim do ano passado, para  mapear o panorama da humanização nos Estados.

A coordenação nacional da PNH espera que os eventos regionais contribuam para a  construção coletiva de pautas importantes para o  Seminário Nacional de Humanização, previsto para o segundo semestre de 2013.

O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), destaca que todas as unidades de saúde da rede já adotam as diretrizes previstas na Política Nacional de Humanização. “Estamos trabalhando na implantação das redes de urgência e emergência e esse tipo de evento é de suma importância para que possamos envolver nossos profissionais e multiplicar entre eles a questão da humanização do atendimento, para que possamos ofertar aos usuários do Sistema Único de Saúde no Amazonas um atendimento cada vez mais resolutivo e satisfatório”, afirmou Alecrim.

Sobre a Política Nacional de Humanização – A Política Nacional de Humanização completa,  em 2013,  10 anos de atuação no Sistema Único de Saúde. Sua proposta é alterar a relação entre gestores, trabalhadores e usuários do SUS, no sentido de que todos contribuam para suas melhorias.

Acolhimento, gestão participativa e cogestão, clínica ampliada, valorização do trabalhador, defesa dos direitos dos usuários e ambiência são as diretrizes que embasam a PNH. Elas se materializam nos serviços de saúde, através de diferentes dispositivos destinados a melhorar o atendimento ao usuário, tais como: Acolhimento com classificação de risco (que inverte a lógica de atendimento por ordem de chegada, mas de acordo com a vulnerabilidade e o risco do usuário do SUS), colegiados gestores (que democratizam as decisões), garantia de visita aberta e direito ao acompanhante,  projetos de ambiência que contam com a experiência cotidiana dos trabalhadores para as reformas da infraestrutura do serviço de saúde, entre outros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *