Semana da Pátria: mais de 10 mil estudantes devem participar do momento cívico

Na próxima quarta-feira (5), dia em que se comemora a Elevação do Amazonas à Categoria de Província, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), promoverá o tradicional desfile cívico escolar, reunindo mais de 10 mil estudantes.

A programação cívica no dia 5 de setembro terá início pela manhã, com a homenagem póstuma a João Baptista de Figueiredo Tenreiro Aranha, primeiro presidente da Província do Amazonas. A solenidade acontecerá às 7h, na Praça 5 de Setembro (Praça da Saudade), localizada na Rua Simão Bolívar, no Centro, Zona Sul de Manaus.

Às 17h, será realizado o desfile escolar no Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo), localizado na Avenida Pedro Teixeira, no bairro Flores, Zona Centro-sul de Manaus. Além de estudantes da rede pública do Amazonas, o desfile reunirá representantes de entidades como Abrigo Moacyr Alves, Federação/APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Legião da Boa Vontade (LBV), Banda Fanfarra do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), entre outras.

 

Desfiles militares

A Declaração de Independência do Brasil do Império Português, realizada no ano de 1822, é celebrada nacionalmente no dia 07 de Setembro. Neste ano, as comemorações da Semana da Pátria contemplarão atividades que envolverão civis e militares, nos dias que antecedem a data máxima de 07 Set 18.

Com a participação direta das Forças Armadas, em Manaus/AM, os eventos comemorativos começam no dia 6, às 1020h, com o Desfile Naval na Ponta Negra, zona Oeste da capital; no dia 7, 18 às 0830h, o Desfile Cívico-Militar acontece no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, o Sambódromo.

O comando do CMA alerta sobre as recomendações dos órgãos de trânsito e de segurança pública, no que diz respeito ao deslocamento para os locais dos eventos, já que haverá mudança no fluxo de trânsito de acesso ao Sambódromo desde as primeiras horas dos dias dos eventos na Ponta Negra e Sambódromo, nos dias 6 e 7.

O acesso ao Sambódromo será liberado ao público a partir das 5 horas, do dia 7.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *