Sema lança Plano de Prevenção, Controle e Combate às Queimadas em municípios do Amazonas

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), lançou nesta terça-feira (14), o Plano de prevenção, controle e combate às queimadas, do Governo do Amazonas,  na sede do órgão, situada na zona Centro-Sul. O plano tem o intuito de apoiar a execução de ações de prevenção, controle, combate e monitoramento a focos de calor por meio de parcerias com os governos federal, estadual, municipal e sociedade civil.

8888

A meta é impedir que o Amazonas volte a registrar um cenário de queimadas e incêndios florestais como ocorreu no ano passado. Desde janeiro deste ano a Sema vem trabalhando, com as instituições parceiras, no planejamento que será posto em prática no período de calor que se aproxima.

A secretaria cruzou os dados de localização das ocorrências de queimadas em todo o Amazonas e definiu, com os parceiros, 23 áreas de atuação prioritária. Essas áreas foram as que mais apresentaram focos de calor, em 2015. A intenção é apertar o cerco contra ilícitos ambientais trabalhando a prevenção e fiscalização para que o dano ambiental não aconteça.

O documento unifica as equipes dos órgãos parceiros e estabelece uma estratégia de ação que otimiza recursos financeiros e humanos em uma matriz de responsabilidade com metas para a redução de focos de calor. Os serviços de inteligência de cada órgão também passam a ser integrados. O trabalho conjunto dos órgãos parceiros alimentará um banco de dados que norteará as atividades a serem desenvolvidas.

Entre os parceiros estão o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Defesa Civil do Estado, Polícia Militar (PM), secretarias de Estado de Educação e Saúde, Seduc e Susam, respectivamente, Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além das secretarias municipais e conselhos do meio ambiente e de desenvolvimento rural.

O documento está baseado em quatro itens que contemplam uma série de outras áreas. O primeiro é a educação e sensibilização, seguido da mobilização e prevenção. No terceiro momento, há a fiscalização e combate aos incêndios florestais e controle de queimadas. O último ponto é o levantamento de dados e monitoramento. Cada componente será executado de acordo com as atribuições de cada órgão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *