Sem qualquer fiscalização do poder público em meio a uma pandemia sem precedente e que persiste fazendo vítimas fatais, ônibus do transporte alternativo do sistema de transporte público de Manaus, mais conhecidos como ‘amarelinhos’, vêm promovendo um verdadeiro festival de irregularidades, que vão desde o excesso de lotação e alta velocidade a motoristas, cobradores e passageiros sem qualquer preocupação com o uso de máscaras de proteção contra o novo Coronavírus.
Principal meio de locomoção de quem mora na zona Leste, uma das mais populosas da capital, os ‘amarelinhos’ transportam milhares de pessoas diariamente. E é aí que mora o perigo! Nesse final de semana, a reportagem da Rede Tiradentes nem conseguiu contar quantos passageiros estavam sem a peça de proteção.
Além do desrespeito ao decreto que ajuda na contenção do avanço dos casos da doença, a reportagem flagrou diversas irregularidades, como veículos lotados, causando aglomerações e pessoas sem máscaras, caso de um cobrador. O detalhe: a placa indica que é proibida a entrada de pessoas sem máscaras no veículo.
Vários motoristas e cobradores também foram flagrados sem a proteção. Mas, segundo a dona de casa Miriam Lopes, não há muito o que fazer.
A professora aposentada Maria Íris da Fonseca, de 70 anos, foi vítima do despreparo de um motorista e reclamou por meio do WhatsApp da Rede Tiradentes. Segundo a educadora, indo pra casa, ela viu o motorista do executivo sem máscara e, ao reclamar, “ele perguntou se eu queria descer e eu desci!”, afirmou.
Usuária do meio de transporte, a aposentada Maria da Conceição Silva revela que não se descuida da máscara em momento algum, para se proteger do coronavírus.
A dona de casa Maria Francisca afirma que o sentimento é de tristeza, ao entrar no ‘amarelinho’ e ver que nem motorista e nem cobrador estão de máscaras.
IMMU
Em Nota, a assessoria do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) afirma que, desde o início da pandemia, vem orientando as empresas de transportes sobre as recomendações sanitárias e solicita aos passageiros que denunciem por meio do WhatsApp 8802-3504, informando a linha e o número do ônibus.