Selecionados pelo projeto Residência Agrária tomam posse nesta segunda-feira (10)

10/06/13 – Tomam posse nesta segunda-feira (10), os candidatos selecionados pelo programa Residência Agrária/Prórural e que concluíram o curso de capacitação de 120 horas/aula promovido no período de 20 de maio a 07 de junho, com aulas teóricas e práticas. O programa foi promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror). A solenidade de posse será as 10h, no Salão Rio Solimões – Palácio Rio Negro (Av. 7 de setembro – centro).

São 170 agentes que, de uma única vez, serão inseridos no atendimento aos trabalhadores do campo, somando-se aos 300 técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amazonas (Idam) que prestam assistência ao setor rural. “Em termos comparativos, nesses 47 anos que existe o serviço de assistência técnica no Amazonas, só conseguiram colocar 300 técnicos no campo. Nós estamos colando com o projeto Residência Agrária, de uma única vez, 170 profissionais no campo. Algo como 60% de toda a mão de obra acumulada para o setor de assistência técnica e extensão rural em 47 anos”, explica o secretário de Produção Rural do Amazonas, Eron Bezerra.

Agentes de transferência de tecnologia – Oriundos de 29 municípios do Amazonas (Manaus, Manacapuru, Tefé, Humaitá, Parintins, Pauini, Boca do Acre, Borba, Lábrea, Japurá, Apuí, Maraã, Urucurituba, Itacoatiara, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Nova Olinda, Coari, Amaturá, Iranduba, Ipixuna, Japurá, Alvarães, São Paulo de Olivença, Itapiranga, Envira, Canutama, São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel do Rio Negro), os técnicos tiveram aulas sobre Políticas Públicas do Governo para a Agricultura Familiar; Extensão Rural, Legislação Ambiental; Manejo; GPS; Bússola; Primeiros Socorros; Elaboração de projetos produtivos; Mecânica de Motor de Popa; Piloto de voadeira; entre outros.

Os bolsistas vão atuar como agentes de transferência de tecnologia em cada uma das 10 linhas do projeto Residência Agrária (juta e malva, borracha, aquicultura, manejo madeireiro, culturas alimentares, fruticultura, horticultura, pecuária sustentável, avicultura e organização social e mercado).

Áreas de atuação – Os bolsistas de nível médio vão atuar como Técnico Agrícola, Técnico em Agropecuária, Técnico em Piscicultura, Técnico em Manejo Madeireiro, Técnico em Zootecnia, Técnico em Florestas, Técnico em Agroecologia, entre outros de áreas afins. A bolsa de nível médio é de R$ 1.200,00. Já os de nível superior vão ocupar vagas nas áreas de Medicina Veterinária, Agronomia, Piscicultura, Agroecologia, Biologia, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Ciências Agrárias, Sociologia, Administração, Serviço Social, Economia, Gestão Ambiental, Antropologia, Ciências Ambientais, Economia Doméstica, Direito, Psicologia, Ciência Política, e áreas afins. A bolsa para o nível superior é de R$ 2.400,00.

Residência Agrária – O Residência Agrária/Pró-Rural é um programa de bolsas e auxílio financeiro, criado pela Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), voltado para a difusão de novas técnicas de produção sustentável resultantes de pesquisas científicas e tecnológicas, que ajudarão a alavancar a produção rural, o crescimento econômico, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população dos municípios do interior do Estado do Amazonas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *