Seis mil bueiros sem tampa ameaçam as vidas dos manauras, nos bairros da capital

manaus-amazonas-amazonia-Coronel-Teixeira-cabeamento-telefonia-protecao-bueiros-buracos-roubos_ACRIMA20130506_0007_15
Uma armadilha em cada esquina. São bueiros de cimento sem tampa. A situação é semelhante em várias ruas da periferia de Manaus. A Rua Paranacaxi, no bairro Val Paraíso, na zona Leste, é um exemplo.

Ela foi o cenário de uma tragédia, no último fim de semana, quando um homem de 40 anos morreu, ao ser ‘engolido’, tentando desobstruir o bueiro que entupiu, durante uma enxurrada ocasionada pela forte chuva deste domingo (21), em Manaus.

O funcionário público Oscar Lobato viu como tudo aconteceu. Segundo ele, a tragédia só não foi maior, porque um dos vizinhos ajudou a salvar uma outra pessoa que também quase foi ‘sugada’ pelo bueiro.

Um mapeamento do município aponta 6 mil bueiros abertos na cidade. Em toda a extensão da Rua Paranacaxi, são dezenas de bueiros abertos.

O comerciante Marli Soares afirma que foi obrigado a fazer ele mesmo uma tampa de madeira para o bueiro que fica em frente à casa dele. Segundo o comerciante, um improviso que pode salvar vidas.

A dona de casa Francisca da Silva tem 3 netos pequenos. Para ela, o maior risco é para as crianças. Enquanto está em casa, a porta vive fechada na grade e com correntes, para evitar que as elas escapem para rua e corram o risco de cair no bueiro. A preocupação é maior quando chove.

De acordo com a Prefeitura de Manaus, do início do ano até agora, foram colocadas 2 mil tampas em bueiros, mas, segundo um levantamento do próprio município, ainda exigem 6 mil bueiros precisando de tampas, na cidade de Manaus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *