Faltando duas semanas para os dias das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc), reforça o preparativo dos alunos do 3º ano do ensino médio da rede estadual para este importante exame de ingresso ao ensino superior.
O Enem será realizado nos dias 26 e 27 de outubro, e o Ministério da Educação (MEC) registrou, em todo o país, 7,1 milhões de inscrições. No Amazonas, 155.438 mil candidatos participarão das provas.
Neste sábado (12), via Centro de Mídias, estão sendo transmitidas, desde as 9 horas, aulas ao vivo para escolas de Manaus e de todos os municípios do Interior do Estado, sobre a competência 2 do programa do Enem, que é a geometria espacial. Estas aulas também podem ser assistidas, on-line, pelo internet, no endereço: www.centrodemidias.am.gov.br.
Enem 2013 – Criado em 1998, o Enem ganhou impulso nos últimos anos, quando sua nota passou a ser adotada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo qual os participantes podem pleitear vagas em universidades federais, tais como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e institutos federais de ensino superior.
Igualmente, o exame também é utilizado para o candidato pleitear bolsa de estudo em programas como Universidade para Todos (Prouni) e Programa de Financiamento Estudantil (Fies). O exame é composto por provas objetivas, abrangendo 180 questões. No dia 26 de outubro serão aplicadas as provas das seguintes matrizes: “Ciências Humanas e suas Tecnologias” e “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”.
Neste dia, a prova terá a duração de 4h30 horas. No dia 27 de outubro, serão aplicadas as provas das matrizes: “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”, “Matemática e suas Tecnologias” e Redação. Neste segundo dia o candidato disporá de 5h30 para a conclusão da prova.
