Secretário da Saúde diz que Estado está sobrecarregado e cobra atendimento de responsabilidade da Prefeitura

O secretário estadual da Saúde, Pedro Elias de Souza, afirmou, nesta quarta-feira, que o Estado precisa  retirar a sobrecarga de atendimentos dos grandes prontos-socorros, que hoje recebem uma fatia muito expressiva (cerca de 80%) de casos que deveriam ser atendidos nos SPAs ou na Atenção Básica, que são de responsabilidade da Prefeitura da capital.

Pedro Elias se reuniu-se nesta quarta-feira (30) com os gestores dos três principais prontos-socorros da rede estadual – João Lúcio, 28 de Agosto e Platão Araújo – e dos Serviços e Unidade de Pronto-Atendimento (SPAs e UPA) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para discutir a nova etapa do processo de reordenamento que está sendo executado para melhorar o fluxo de atendimento aos pacientes. O secretário anunciou as medidas que já começam a ser implementadas, a partir do Pronto-Socorro João Lúcio.

Na reunião, o novo diretor do Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, José Jorge Pinheiro, apresentou medidas que começaram a ser implementadas na unidade, nesta semana, com a finalidade de priorizar os atendimentos dos casos de neurotrauma – especialidade da unidade –, encaminhando para os demais serviços da rede as urgências de menor complexidade.  

“Estamos começando aos poucos, pelo João Lúcio, a fazer este redirecionamento dos pacientes, de forma bem orientada. A reunião desta quarta-feira foi importante para alinharmos detalhes deste novo fluxo com as demais unidades da rede de urgência e também com o SAMU. Em breve, estaremos iniciando um trabalho junto à população para reforçar os conceitos e orientações sobre o perfil dos serviços e em que situações eles devem ser procurados, para diminuir a sobrecarga em alguns deles”, disse Pedro Elias.

O secretário ressaltou que a questão do reordenamento do fluxo está sendo discutida com a Secretaria Municipal da Saúde (Semsa), responsável pela Atenção Básica, e peça importante para o correto funcionamento do sistema de atendimento em saúde.

O diretor do HPS João Lúcio, José Jorge Pinheiro, disse que a unidade está reforçando o sistema de acolhimento com classificação de risco, adequando as demandas de internação ao perfil do hospital e fazendo o encaminhamento das urgências de menor complexidade ou dos casos de atendimento ambulatorial aos SPAs ou UBS da área. “Nos casos que podem ser encaminhados a outros serviços, estamos fazendo o transporte do paciente ao destino. Na terça-feira, quando começamos a testar esse fluxo, nada menos do que 120 pacientes que procuraram a unidade se encaixavam nesse perfil”, disse o diretor.

O secretário-adjunto de Atenção Especializada da capital, Wagner William Souza, disse que as medidas de reordenamento que começam a ser implementadas permitirão uma melhor utilização da oferta de leitos existente nos SPAs e na UPA Campos Salles, que normalmente registram baixa ocupação. “Tudo está sendo bem planejado, pactuado entre os diversos atores que atuam na rede de urgência propriamente dita e também em outras áreas, como a de abastecimento de medicamentos e insumos, para que as soluções estejam bem construídas”, afirmou o secretário-adjunto.

O secretário Pedro Elias marcou para a próxima quarta-feira (6) a segunda reunião com o grupo de gestores, para que sugestões sejam apresentadas a partir dos resultados observados neste primeiro momento do novo fluxo. “Estamos iniciando esse movimento com os prontos-socorros que atendem pacientes adultos, priorizando o João Lúcio, mas o objetivo é avançar para as unidades de urgência que recebem o público infantil, já nos preparando para o período das chuvas, quando estas unidades registram seus picos de atendimento, em decorrência do aumento das infecções respiratórias, comuns no período”, disse o secretário.

Pedro Elias criou um comitê permanente para o acompanhamento do trabalho de reordenamento do atendimento de urgência, do qual também fará parte, o SAMU, a convite do secretário.  Ainda esta semana, Pedro Elias deve iniciar uma agenda de visitas técnicas aos SPAs para acompanhar o andamento do novo fluxo de atendimento.

Saiba mais

O Pronto-Socorro e Hospital João Lúcio é referência no atendimento a neurotrauma. São casos de traumatismos cranioencefálicos ou da coluna vertebral (raquimedulares). A Susam conta com mais 06 pronto-socorros, todos no atendimento de alta complexidade.

A rede de urgência da Susam é formada, ainda, por 09 SPAs e 01 UPA – para onde devem ser encaminhados os casos de baixa e média complexidade, como crises de hipertensão, pequenos ferimentos e mal-estar súbito.

Para o atendimento às grávidas, a Susam conta com 07 maternidades, que funcionam todos os dias, em regime de 24 horas.

Serviços de Pronto Atendimento (SPAs)

·         SPA Alvorada – Avenida Lóris Cordovil, s/n, Alvorada 1

·         SPA Coroado – Avenida Beira Mar, Nº 122, Coroado

·         SPA Zona Sul – Rua Bento José de Lima, Nº 33, Colônia Oliveira Machado

·         SPA Danilo Corrêa – Rua Noel Nultels, s/n – Cidade Nova I

·         SPA Joventina Dias – Rua T-6, n.º 33, Compensa III

·         SPA Eliameme Mady (Zona Norte) – Av. Samaúma, s/n, Monte das Oliveiras

·         SPA São Raimundo – Praça Ismael Benigno, s/n – São Raimundo

·         SPA José Lins (Redenção) – Rua Maracanã, s/n – Redenção

·         SPA e Maternidade Antônio Aleixo – Al. Cosme Ferreira, km 14, Col. Antônio Aleixo

·         UPA Campos Salles – rua Campos Salles, s/n – Tarumã

Prontos-Socorros

Adultos 

·         Pronto-Socorro 28 de Agosto – Rua Recife, Nº 1581, Adrianópolis

·         Pronto-Socorro Dr. João Lúcio Machado – Alameda Cosme Ferreira, s/n, Aleixo

Adulto e infantil

·         Pronto-Socorro Platão Araújo – Av. Autaz Mirim, s/n – Jorge Teixeira

·         Pronto-Socorro Delphina Aziz – Av. Raimundo Vital de Mendonça, Colônia Terra Nova (área da antiga Expoagro)

Infantis

 

·         PS da Criança da Zona Leste – Alameda Cosme Ferreira, s/n, Aleixo

·         PS da Criança da Zona Sul – Rua Codajás, Nº 26, Cachoeirinha

·         PS da Criança da Zona Oeste – Av. Brasil, s/n, Compensa  I

Maternidades

·         Ana Braga – Alameda Cosme Ferreira, s/n – São José I

·         Balbina Mestrinho – Rua Duque de Caxias, s/n – Praça 14

·         Nazira Daou – Avenida Camapuã, 108, Q/316, Núcleo 9, Cidade Nova II

·         Azilda Marreiro – Avenida Samaúma, s/n, Monte das Oliveiras – Galiléia II

·         Alvorada – Rua 07, s/n – Alvorada I

·         Instituto da Mulher Dona Lindu – Av. Mário Ipiranga Monteiro, 1581, Adrianópolis

·         Chapot Prevost – Estrada do Aleixo, km 16 – Colônia Antonio Aleixo

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *