Saudade é uma mistura de solidão, perda e saudação

Todos nós sabemos que Saudade é uma das palavras mais presentes na  língua portuguesa e também na música popular brasileira, principalmente  no samba de fossa e na bossa nova. O termo saudade,  inúmeras vezes,  aparece para descrever uma mistura de sentimentos de perda, distância e amor.  Etimologicamente, a  palavra saudade deriva do latim “solitas, solitatis” (solidão), e suidade” ,  sob influência de “saúde” e “saudar”. 
Notamos, portanto que saudade é uma mistura de solidão, perda e saudação!!!
 
Portugueses desembarcando no Brasil
Inúmeras são as lendas que invocam o surgimento do termo saudade, entre elas existe a que foi elaborada  na época do descobrimento do  Brasil, quando os portugueses que aqui se encontravam ,  descreviam  a solidão numa terra estranha, longe de entes queridos.  A melancolia causada pela lembrança e  a mágoa que se sentia pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações poderia  se encaixar perfeitamente no termo saudade.  
 
No Brasil, o dia da saudade é comemorado oficialmente em 30 de janeiro. Na verdade eu nem sabia que  existia um dia só para a saudade. Mais recentemente, uma pesquisa entre tradutores britânicos apontou a palavra “saudade” como a sétima palavra de mais difícil tradução. É verdade, trata-se de um termo bastante controvertido.  
Pode-se sentir saudade de muita coisa: de alguém falecido,  de alguém que amamos e está longe ou ausente, de um amigo querido, de alguém ou algo que não vemos há  muito  tempo, de  lugares , de comida,  de situações,  de um amor do tempo que passou… 
A expressão “matar a saudade” é usada para designar o desaparecimento  desse sentimento. É possível “matar a saudade”, relembrando, vendo fotos ou vídeos antigos, conversando sobre o assunto, reencontrando a pessoa que estava longe, etc. 
Existe uma linha muito tênue que separa Saudade de Nostalgia! Sim, os  dois termos apesar de parecerem remeter  ao mesmo sentimento de ausência, são diferentes. Veja o porquê:
 

Nostalgia descreve uma sensação de saudades de um tempo vivido, frequentemente idealizado e irreal. Nostalgia é um sentimento que surge a partir da sensação de não poder mais reviver certos momentos da vida. O interessante sobre a nostalgia é que ela aumenta ao entrar em contato com sua causa e não diminui como o sentimento da saudade.
 
Vamos  a um exemplo para compreender melhor: se alguém sente saudades ou falta de um conhecido, este sentimento cessa ao se reencontrar a pessoa, com a nostalgia é exatamente o oposto, ao reencontrar um amigo que gostava de brincar, este sentimento nostálgico irá se alimentar e não diminuir como a saudade. Ou como aquela paixão que você nunca conseguiu esquecer e quando ouve uma música se lembra daquele tempo.Costumeiramente associa-se o sentimento nostálgico a emissões sonoras de baixa frequência.
 
Esta pequena introdução foi para entrar no tema do post de hoje. Fui indicada por amigos para  participar do  Meme da Saudade (Paulinho) e da Nostalgia (PaulinhoLena Lopez e Rosângela Garo, respectivamente) e por serem a saudade e a nostalgia figuras com conteúdo parecido, resolvi unir 6 com meia dúzia. Entretanto, como vocês notaram, ambos os termos possuem peculiaridades e diferenças e  fez-se  necessário repartí-lo em dois: As fotos  retratam a saudade  e os vídeos  a nostalgia ,seguidos um após  o outro, dentro do contexto.
 
1- Tenho saudades da passear na praça da cidade da  minha infância ( Santa Teresa, ES). Repleta de lindos jardins com beija-flores e bem-te-vis e um chafariz belíssimo.
A música Bem-te-vi, cuja letra  é  de Dalto e Claudio Rabello, cantada pelo Renato Terra, de 1980,  era o que tocava na época : pura nostalgia!
2- Morro de saudades de passar as férias de dezembro e janeiro  na casa da minha vovó Zilda! Era uma festa total onde eu  saboreava quase  todos os dias uma deliciosa polenta preparada por ela no fogão a lenha!
Nas férias da década de 80 eu ouvia a  música “Foi Deus que fez você” no radinho da Vovó:  Amelinha, foi  consagrada como grande intérprete da música popular brasileira, com esta canção  composta por Luiz Ramalho.
3-Tenho muitas saudades das brincadeiras da minha infância com minha amiga ,onde subíamos  em  árvores e explorávamos os bosques da cidade!  Era tão divertido! 
3-Tenho muitas saudades das brincadeiras da minha infância com minha amiga ,onde subíamos  em  árvores e explorávamos os bosques da cidade!  Era tão divertido!
A música do Lulu Santos, Tempos Modernos foi o primeiro sucesso da carreira do cantor em 1982 e  marcou demais esta época.
4-Uma  época marcante foi em 1984,  quando fui ao  meu primeiro show no estádio Mané Garrincha  em Brasília/DF  para assistir aos Menudos ! Emocionante!
A trilha sonora  não poderia ser diferente, uma vez que era uma fã incondicional do conjunto de meninos adolescentes porto-riquenhos!
5- Também recordo com saudades das saídas com minha família para ir ao Clube dos Previdenciários em Brasília onde a piscina era o meu passatempo favorito.
Nos auto-falantes do Clube,  a música que soava   era do Queen- Rádio Gaga.
6- E a primeira ida ao cinema para ver um filme arrasa- quarteirão? Também não  sai da  minha memória o filme Karatê- Kid ( A hora da Verdade) com  Ralph Macchio e  Pat Morita.
A trilha sonora  é The Glory of Love interpretada por Peter Cetera.
7-Saudades dos filmes que hoje nem passam mais na sessão da tarde, entre eles é Curtindo a vida Adoidado com os atores Matthew Broderick, Alan Ruck, Mia Sara e Jeffrey Jones. A cena  com o carro é da dança na rua são inesquecíveis!

A música que me embalou  foi  Twist and Shout, de Bert Berns. A versão que toca no filme  é interpretada pelos Beatles .

8-Bons momentos  são relembrados nos filmes de Silvester Stalonne como no Rocky – Um Lutador  e Falcão. Ótimas recordações!
A trilha sonora do Filme Falcão passa um recado lindíssimo!
9- Tenho   saudades das   minhas aulas de dança no colegial  em que fazia bastante coreografias com minhas amigas!
O filme Flashdance  foi a inspiração  para as aulas de dança   com músicas enérgicas como What a Feeling e She’s a Maniac.
10-E para encerrar, tenho saudades de quando passei no Vestibular para Direito na UFES! Que alegria ver o meu nome na lista:Foi uma emoção!!!!!!!!!!!!
E a música  que me acompanhou  e  está ao meu lado  até hoje  é  Quem acredita sempre alcança do Renato Russo.Uma lição de vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *